Curso de Formulação de Dietas e Rações para Equinos

Curso de Formulação de Dietas e Rações para Equinos

Para informações sobre a próxima turma clique abaixo

Quero mais informações Orçamento

Apresentação

Para que os animais possam apresentar uma boa performance em suas atividades, seja trabalho, competições, lazer, terapias, entre outras, uma nutrição bem equilibrada é necessária.

Além disso, o custo alimentar corresponde a uma parcela bastante significativa do centro de custos de um Haras. Desta forma, devem-se conhecer os tipos de alimentos que podem ser utilizados na dieta de equinos, bem como suas limitações de uso para atender a exigência nutricional dos animais, reduzindo custos sem que haja perda no desenvolvimento ou no desempenho dos animais.

Para a implantação de um adequado programa nutricional, criadores e técnicos agropecuários devem trabalhar em conjuntos todas as etapas envolvidas na alimentação animal:

            - Produção do alimento (volumoso e grãos)

            - Controle de qualidade dos alimentos

            - Análise bromatológica dos alimentos

            - Balanceamento e formulação da dieta

            - Adequada mistura dos ingredientes

            - Estimulação do consumo da dieta pelos animais

            -Monitoramento do desempenho como forma de controle do balanceamento da dieta

            -Equilíbrio entre alimentação e saúde dos animais.

- Conhecer as características dos insumos mais utilizados na alimentação de equinos
- Compreender as diferenças nas exigências nutricionais dos equinos de acordo com a fase e status fisiológico dos animais
- Entender como acontece o metabolismo dos nutrientes ingeridos nas dietas dos equinos
- Capacitar técnicos para formular e balancear dietas para os animais nas diversas categorias e fases de desenvolvimento, levando em consideração a exigência nutricional dos animais, a composição química dos alimentos e o manejo a ser adotado
 

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Profissionais e estudantes da área de medicina veterinária, zootecnia e agronomia, cursos técnicos profissionalizantes na área de agropecuária, criadores e usuários de cavalos e demais aficcionados.

O que você vai aprender

Teórica:
- Fisiologia da digestão
- Insumos: características, processamentos, armazenamento, amostragem e análise química
- Exigência nutricional: interpretação das tabelas de exigência nutricional, fatores que alteram a exigência
- Alimentação: balanceamento, manipulação dos ingredientes e oferta da dieta
- Novos avanços na alimentação animal: aditivos e métodos de monitoramento do balanceamento da dieta
- Efeitos da nutrição sobre a saúde dos animais

Prática:
- Balanceamento de dieta: Formulação de dieta total e rações
- Avaliação dos desempenhos dos animais
- Avaliação dos efeitos da nutrição sobre a saúde dos animais
 

Carga horária: 22 h

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

O curso será dividido em uma parte teórica e outra prática, onde serão abordadas todas as etapas da formulação de dietas para as diferentes categorias presentes em uma propriedade de criação de equinos.

Ao iniciar o curso, os alunos receberão o material didático completo, contendo CD-ROM interativo, com fotos, vídeos, artigos, e materiais complementares ao curso, tendo com isso uma ferramenta a mais para o seu aprendizado.

As aulas teóricas são realizadas em uma moderna sala de aula, equipada com aparelhos de áudio-vídeo de última geração, onde será apresentado todo o conteúdo da programação.

As aulas práticas são realizadas na Fazenda Escola CPT e em um moderno laboratório de informática, onde cada aluno terá um computador e software de formulação exclusivo. A Fazenda Escola CPT é uma das mais belas Fazendas de Minas, sendo modelo como unidade de ensino, onde o aluno vai encontrar uma infraestrutura moderna, animais a disposição e todo material e equipamentos necessários para a realização do curso.

Nas aulas práticas, os alunos terão constante orientação dos professores conceituados na área e monitores, permitindo assim uma atenção individual e consequentemente garantindo um ótimo aprendizado.

Primeira etapa: Os alunos aprenderão quais as informações sobre os animais e os alimentos serão relevantes na hora da formulação, sendo também abordados os seguintes assuntos: características digestivas dos equinos, cinética de digestão e aproveitamento dos nutrientes, os fatores que interferem na exigência nutricional e características dos principais alimentos utilizados nas dietas de equinos.

Segunda etapa: Será realizada em uma moderna sala de computadores (sendo um computador por aluno), onde o aluno será capacitado a balancear dietas para equinos nas diversas categorias em software específico. Sempre acompanhado por uma equipe de professores e monitores capacitados, o aluno será treinado a lançar novos alimentos no banco de dados do programa, a selecionar e avaliar os alimentos deste mesmo banco de dados, a lançar as informações dos equinos a serem alimentados e a balancear corretamente dietas totais e concentrados.

Terceira etapa: Serão focados métodos de monitoramento das formulações e do programa nutricional realizado. O aluno será instruído a fazer avaliações de cocho (escore de cocho) como forma de controle do consumo dos animais e para determinar a quantidade correta de alimentos a ser oferecida, a fazer avaliação das fezes dos equinos (escore de fezes), avaliação do escore de condição corporal, e a relação entre a nutrição e a saúde dos animais, avaliando as principais alterações que a nutrição desequilibrada pode provocar na saúde e desempenho dos equinos.
 

Ao final do curso, o aluno receberá um certificado contendo o conteúdo ministrado e a carga horária referente ao curso realizado.

Professores

Fernando Pimont Pôssas

Professor

- Médico Veterinário CRMV-MG 7779

- Mestre em Zootecnia, Nutrição Animal (UFMG)

- Doutor em Zootecnia, Nutrição Animal (UFMG)

 

O que nossos alunos dizem

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.