Pós-graduação veterinária: tire suas principais dúvidas aqui!

Pós-graduação Veterinária

Fazer ou não fazer uma pós-graduação veterinária? Essa é, certamente, uma das principais decisões que profissionais dessa área precisam tomar, seja no início ou no final da carreira! 

Não é novidade nenhuma que o mercado para profissionais veterinário está cada vez mais concorrido. Afinal, todos os anos faculdades de todo Brasil formam milhares de médicos veterinários, ansiosos por adentrar na profissão. Inclusive, em informações divulgadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, hoje o país reúne mais de 120 mil profissionais com o cadastro ativo. É muita gente, não é mesmo? 

Soma-se a isso o fato de que os próprios clientes estão cada vez mais exigentes. Seja na área de pequenos, pois desejam o melhor para seus animais de estimação. Assim também como na criação de grandes – equinos e bovinos- afinal, criadores e produtores visam alcançar o máximo potencial genético de seus animais. 

Diante desse cenário, sabemos que nem sempre um curso de graduação é o suficiente para fornecer todo conhecimento prático e mercadológico para atuar com sucesso na profissão. Dessa forma, é inegável a importância de uma pós-graduação veterinária. 

Portanto, se você ainda não sabe por onde começar ou já pensa em fazer uma pós-graduação veterinária, fique atento! Neste artigo vamos tirar as principais dúvidas sobre a importância, oportunidades de mercado e principais áreas para seguir! Confira! 

Quais são os tipos de pós-graduação veterinária? 

Antes de entender o porquê de fazer uma pós-graduação em medicina veterinária é essencial conhecer os tipos de formação e qual o objetivo de cada uma. Desse modo, você poderá escolher a que mais se alinha ao objetivo profissional. A seguir, confira um resumo de cada uma delas: 

  • Pós-graduação Lato Sensu: nessa modalidade o aluno recebe um  treinamento mais voltado para a prática e situações rotineiras dentro da área de atuação. Além disso, essa modalidade é indicada para médicos veterinários que querem, de fato, por a mão na massa.
  • Especialização do tipo MBA (Master Business Administration): curso cujo foco é em processos voltados para a administração, independente do setor. Ademais, é ideal para quem pretende gerir uma clínica ou hospital, por exemplo,
  • Stricto Sensu: o profissional obtém um título de mestre ou doutor a partir da defesa de uma dissertação ou tese que explora um ponto específico. Prepara o profissional para atuar no magistério ou no campo científico.

Vale ressaltar que, se você ainda está na graduação e quer experimentar algo mais prático, antes de decidir qual área da medicina veterinária escolher, pode optar por fazer um curso de curta duração. O CPT Cursos Presenciais oferece treinamento prático, intensivo e individual nas mais diversas áreas. Confira aqui! 

Vale a pena fazer uma pós em medicina veterinária? 

Primeiramente, fazer um curso de pós-graduação veterinária é, mais do que um diferencial, também, uma etapa seguida por profissionais que buscam pelo sucesso e aprimoramento em áreas específicas de atuação.

É por essa razão que enumeramos a seguir os principais motivos para se investir em uma pós-graduação em medicina veterinária. Confira! 

Mais qualificação para o atendimento

É fato que, buscar por uma especialização deixou de ser apenas um diferencial. Hoje, investir em pós-graduação está se tornando, cada vez mais, um caminho natural pelo qual passam diversos profissionais que desejam alcançar mais reconhecimento e rentabilidade com o trabalho. 

Muito além disso, é importante frisar que que clínicas e hospitais veterinários certamente levam em conta esse aspecto e tendem a escolher profissionais que tenham competências específicas para o cargo. Afinal, demonstram mais conhecimento teórico e prático para agir em diferente situações. 

Mas, por outro lado, o profissional que deseja montar o próprio negócio, pode ter na pós-graduação, a oportunidade de fortalecer a sua autoridade no assunto. Como reflexo imediato, mais pacientes! 

Necessidade de especialização

De modo geral, podemos dizer que um curso de pós-graduação tem como objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos adquiridos durante graduação. Afinal, em cursos de medicina veterinária, o aluno tem, em média, 5 anos para conhecer todos os aspectos da profissão e, portanto, algumas áreas não são vistas com o devido aprofundamento. 

 Dessa forma, é a especialização que garante que o profissional se alinhe com as demandas do mercado de trabalho e saiba agir com as principais demandas da rotina. Isso sem falar da necessidade de agregar mais conhecimento à sua área de atuação, otimizando o seu desempenho na função.

Atualização de conceitos

Em alguns setores, dentre eles o agropecuário e veterinário, as pesquisas evoluem constantemente e, a cada ano, novas descobertas, soluções e técnicas de diagnósticos são implementadas para melhorar a produção e a criação de animais.

Sendo assim, é preciso que o profissional dessa área esteja sempre se atualizando, aprimorando e reciclando o conhecimento. Isso demonstra preocupação de alguém que preza sempre por melhorar o seu trabalho.

Crescimento profissional

Embora uma pós-graduação veterinária não garanta ascensão imediata na carreira, ao mesmo tempo, ela permite que haja um reconhecimento do investimento realizado, o que certamente melhora a forma como tutores e criadores animais vejam o seu trabalho.

Além disso, graças ao conhecimento adquirido nesse percurso, o profissional se torna mais apto para realizar os procedimentos clínicos e ambulatoriais como mais cuidado e competência, o que pode trazer recompensas pessoais e profissionais.

Certamente, em um processo seletivo para atuar em clínicas, hospitais ou propriedades, o recrutador olhará com bons olhos o esforço empenhado em buscar capacitação e atualização dos conhecimentos. 

Sem contar que, um profissional pós-graduado, está mais apto a alcançar melhores resultados dentro de sua área de atuação, logo, refletirá em crescimento profissional e reconhecimento. 

Treinamento prático e intensivo

Mais do que um diploma na parede, uma pós-graduação em medicina veterinária garante ao profissional se destacar no mercado e realmente por a mão na massa. Tal experiência nem sempre é possível ser vivenciada nas faculdades.

Em uma especialização na área de medicina veterinária, colocar em prática os conhecimentos deve ser a principal preocupação. Dessa forma, o treinamento intensivo permitirá que o profissional saia um expert na área escolhida. 

Ampliação da rede de contatos

Ao mesmo tempo, outro ponto positivo de investir em sua capacitação profissional com uma pós-graduação veterinária é poder utilizar dos espaços de convivência ofertados pelo curso para se ampliar o networking. Ainda mais que o contato com outros profissionais e também alunos, permite construir uma relação profissional e fazer o seu marketing pessoal.

Além disso, nos cursos há a possibilidade de ter aulas com professores que são renomados e atuantes no mercado, que poderão fazer parte da sua rede contatos e até mesmo na indicação para oportunidades futuras.

Por fim, tudo isso culmina na ampliação da sua rede de contatos profissional, fundamental para o crescimento e para a consolidação da reputação no ramo de atuação.

Quais áreas existem se especializar em medicina veterinária? 

Como vimos, o profissional que quer se especializar de forma prática e agregando conhecimentos que são exigidos na rotina de atendimento deve fazer uma pós-graduação veterinária no formato Lato-Sensu.

Por tal razão, listamos as principais oportunidades nas áreas com maior procura no Brasil e quais os cursos oferecidos pelo Cenva Pós-graduação. Confira!

Pequenos Animais

Médicos veterinários que optam por trabalhar com pequenos animais se deparam com um crescimento da procura pelos serviços em virtude de uma maior preocupação dos tutores com seus filhos de quatro patas.Isso sem contar que o país ser um dos que possuem o maior número de animais domésticos.

Assim, é fundamental estar preparado para atendê-los com o que há de melhor na área.

Nesse segmento: três áreas merecem destaque na hora de escolher uma pós-graduação veterinária: Diagnóstico por imagem, Clínica médica,  Cirurgias e Patologia Clínica. Veja mais sobre cada uma delas! 

Diagnóstico por imagem

No curso de pós-graduação em Diagnóstico por Imagem em Pequenos animais, o médico veterinário irá proporcionar ao aluno conhecimento exclusivo na área, aplicando técnicas modernas de ultrassonografia, radiologia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Os principais pontos abordados neste curso não:

  • Anatomia Topográfica
  • Princípios Físicos do Modo M e Doppler
  • Ultrassonografia Abdominal (Sistema Urinário, hepatobiliar, gastrointestinal, baço, adrenais e reprodutivo)
  • Ultrassonografia Cabeça e Pescoço
  • Ultrassonografia Oftálmica
  • Ultrassonografia Articular
  • Ultrassonografia Vascular
  • Ultrassonografia em Emergências Clínico Cirúrgicas
  • Ecodopplercardiograma
  • Princípios Físicos da Radiologia
  • Radiologia do Sistema músculo-esquelético
  • Radiologia do Sistema cardiovascular
  • Radiologia do Sistema Respiratório
  • Radiologia do Sistema Digestivo
  • Radiologia do Sistema Genito-Urinário
  • Princípios Físicos da Ressonância Magnética
  • Aplicações da Ressonância Magnética
  • Princípios Físicos da Tomografia Computadorizada
  • Aplicações da Tomografia Computadorizada

Para saber mais sobre esse treinamento, clique aqui: Pós-Graduação em Diagnóstico por Imagem em Pequenos Animais

Clínica médica

Esse curso de pós-graduação veterinária prepara o aluno para lidar com as principais demandas na rotina de uma clínica médica. Dessa forma, poderá dar diagnósticos mais precisos e agir com rapidez ao se deparar com um paciente. Veja os principais pontos abordados: 

  • Oftalmologia;
  • Neurologia;
  • Doenças Infecciosas e Zoonoses;
  • Cardiologia;
  • Exames Laboratoriais e Interpretação em Clínica;
  • Endocrinologia;
  • Gastroenterologia;
  • Medicina Interna de Felinos;
  • Doenças Oncológicas;
  • Nefrologia e Urologia;
  • Medicina de Urgência e Intensivismo;
  • Dermatologia;
  • Odontologia;
  • Diagnóstico por Imagem;
  • Reprodução, obstetrícia e pediatria;
  • Doenças do sistema locomotor;
  • Metodologia Científica;

Para saber mais sobre esse treinamento, clique aqui: Pós-Graduação em Clínica Médica de Pequenos Animais

Patologia Clínica

Essa é uma especialização que prepara o médico veterinário para executar as técnicas laboratoriais e interpretação dos resultados dos exames, ajudando você a desenvolver um raciocínio lógico e interpretativo em casos clínicos e/ou cirúrgicos. Veja os principais pontos abordados: 

  • Coleta, Armazenamento e Envio de Materiais Biológicos ao Laboratório de Diagnóstico;
  • Hematologia Veterinária;
  • Hemostasia Veterinária e Medicina Veterinária Transfusional;
  • Mielograma;
  • Princípios da Bioquímica Clínica Veterinária;
  • Urinálise e Testes Bioquímicos de Função Renal;
  • Eletrólitos e Hemogasometria;
  • Testes Bioquímicos de Função Hepática e Pâncreas Exócrino;
  • Testes Endócrinos – Técnicas de Diagnóstico para as principais afecções;
  • Análise de Líquidos Cavitários (Peritoneal, Pleural e Pericárdico), Líquor e Líquido Sinovial;
  • Diagnóstico das enfermidades gastrointestinais e hemoparasitoses;
  • Citologia Veterinária (dermatológica e oncológica) e Citoquímica;
  • Noções Básicas de Histopatologia;
  • Diagnóstico Microbiológico;
  • Diagnóstico Imunológico e Molecular;
  • Principais Exames de Animais Silvestres; 
  • Testes Endócrinos – Técnicas de Diagnóstico para as principais afecções;
  • Gestão da Qualidade e Biossegurança na Prática Laboratorial.

Para saber mais sobre esse treinamento, clique aqui: Pós-Graduação em Patologia Clínica Veterinária

Cirurgias em pequenos

Essa pós-graduação em medicina veterinária prepara o profissional para conhecer e saber realizar as principais técnicas cirúrgicas  demandas em pequenos animais. Os principais aspectos abordados são os listados abaixo: 

  • Fundamentos, bases em cirurgia e imersão ao universo das cirurgias
  • Técnicas assépticas e preparo de materiais cirúrgicos
  • Hemostasia, suturas. Particularidades e finalidades das suturas
  • Planejamento cirúrgico
  • Anatomia Aplicada
  • Protocolos Anestésicos e controle da dor
  • Diagnóstico por Imagem em Cirurgia
  • Cirurgias de tecidos moles Cirurgias Torácicas
  • Cirurgias de urgências
  • Técnicas e terapias de suporte ao paciente da unidade de terapia intensiva
  • Cirurgias de pescoço e cabeça.
  • Cirurgias Reconstrutivas
  • Cirurgias oftálmicas
  • Cirurgias ortopédicas I
  • Cirurgias ortopédicas II
  • Metodologia Científica

Para saber mais sobre esse treinamento, clique aqui: Pós-Graduação em Cirurgias de Pequenos Animais

Bovinos

Médicos veterinários que se optam por trabalhar com bovinos se deparam com  uma das áreas mais rentáveis da medicina veterinária. Isso porque o Brasil possui o segundo maior rebanho do mundo, além de ser um grande exportador de carne. Tendo isso em vista, a demanda por profissionais que dominem técnicas de manejo reprodutivo e de produção para gado de corte e de leite é muito alta.

Dessa maneira, na pós-graduação em Reprodução e Produção de Bovinos o aluno será capacitado em duas em duas frentes. No que diz respeito à reprodução, o curso aborda os aspectos da fisiologia reprodutiva do macho e da fêmea assim como aspectos teóricos e práticos das principais biotécnicas da reprodução animal:

  • Inseminação artificial
  • Inseminação artificial em tempo fixo-IATF
  • Sexagem de espermatozóides
  • Congelamento de sêmen
  • Diagnóstico de gestação e sexagem fetal por ultrassonografia
  • Transferência de embriões
  • Aspiração folicular
  • Produção de embriões in vitro (PIV)
  • Congelamento de embriões
  • Micromanipulação de gametas e embriões
  • Sexagem de embriões
  • Clonagem animal
  • produção de animais transgênicos

De conformidade com isso, na etapa que diz respeito à produção de bovinos, o aluno tem contato com teoria e prática relacionadas as principais técnicas de administração técnica e econômica da bovinocultura, manejo sanitário, nutrição, formulação de dietas e rações, morfologia e eficiência reprodutiva.

Para saber mais sobre essa especialização clique aqui: Pós-Graduação em Reprodução e Produção de Bovinos

Equinos

A criação de equinos  é uma área com bastante demanda no Brasil. Principalmente pois cada vez mais criadores de cavalos recorrem a profissionais que dominem técnicas de reprodução para produzir animais com um alto padrão genético, melhorando o  desempenho. Sendo assim, fazer uma pós-graduação veterinária é uma decisão altamente vantajosa.

Portanto, neste curso, o aluno aprende, tanto de forma teórica quanto prática sobre:

  • Panorama geral da equideocultura;
  • Anatomia, fisiologia e sazonalidade reprodutiva da fêmea;
  • Foliculogênese e hormonioterapia;
  • Fertilização, placentação e gestação;
  • Exame ginecológico via palpação transretal;
  • Diagnóstico ginecológico e gestacional;
  • Ultrassonografia modo brilho e doppler para diagnóstico;
  • Citologia, biópsia e cultura no diagnóstico ginecológico;
  • Obstetrícia e cirurgias obstétricas;
  • Neonatologia e interpretação dos exames clínicos;
  • Exame andrológico;
  • Biotecnologias do sêmen;
  • Hormonioterapia;
  • Inseminação Artificial;
  • Transferência de embriões;
  • Aspiração folicular;
  • Programa de iluminação artificial;
  • Seleção e manejo adequado de doadoras e receptoras de embriões;
  • Ética profissional, relacionamento com o proprietário e esquemas de cobrança;
  • Dia a dia do profissional de campo.

Para  saber mais informações deste curso, clique aqui: Pós-Graduação em Reprodução em Equinos

Inegavelmente, ao longo deste texto foi possível perceber que a fazer uma pós em medicina veterinária é altamente relevante para sua carreira e seu currículo. Portanto, o melhor a se fazer é escolher a opção de especialização que mais se adapta ao seu perfil e seus objetivos profissionais

Desse modo, no Cenva Pós-Graduação o aluno pode experimentar um treinamento prático, individualizado, com aulas com grandes especialistas e toda a estrutura para aprender muito sobre a área.

E se você quer saber mais sobre o assunto, conheça o Cenva Pós-Graduação e tenha acesso a um modelo de formação inédito no país! Clique na imagem abaixo e saiba mais! 

Artigos Relacionados