Por que fazer uma especialização em ultrassonografia de pequenos animais?

especialização em ultrassonografia de pequenos animais

A ultrassonografia é uma das áreas com maior demanda na medicina veterinária. Isso porque ela possui diversas aplicações e vantagens, como oferecer informações precisas e em tempo real das estruturas internas de forma segura e não invasiva. Por ser um mercado de trabalho com alta demanda e lucrativo, uma especialização em ultrassonografia de pequenos animais é hoje fundamental no dia a dia do Médico Veterinário.

Quer saber mais sobre essa área? Continue a leitura e entenda porque vale a pena fazer uma especialização em ultrassonografia veterinária. Confira!

A área de ultrassonografia veterinária 

Hoje os exames de ultrassonografia são uma das principais demandas da medicina veterinária. Afinal, por meio das informações ultrassonográficas é possível realizar diversos procedimentos com grandes e pequenos animais. 

Com a ultrassonografia é possível adquirir imagens de qualidade em tempo real que contribuem para um diagnóstico precoce e preciso. E como sabido, quando o diagnóstico é precoce, as chances de recuperação são bem maiores.

Segurança

Além disso, a ultrassonografia é um exame não invasivo, prático, versátil, seguro para o operador e o animal, indolor, bem aceito pelos animais, não emite radiação ionizante e possui um preço muito mais acessível quando comparada aos outros métodos de diagnóstico por imagem.

Mercado em crescimento

A área pode ser muito rentável, para se ter ideia, pensando apenas nos pequenos animais, o Brasil tem hoje a segunda maior população de pets do mundo, com 22,1 milhões de felinos e 52,2 milhões de cachorros, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Tudo isso faz movimentar mais de 30 bilhões de reais ao ano. 

Como os tutores estão cada vez mais preocupados com a saúde e o bem-estar de seus animais, estão também dispostos a pagar pelo melhor tratamento possível. 

Então, para atender essa demanda, o profissional precisa estar antenado a todas as novidades, oferecendo sempre o que há de mais moderno e seguro em diagnósticos e tratamentos para conquistar a confiança de seus clientes.  

Dominar o uso do ultrassom

Nesse meio, o médico veterinário que compreende o funcionamento de um equipamento de ultrassom veterinário não vai precisar encaminhar os pacientes para outros colegas, o que é excelente para agilizar o atendimento e obter melhores resultados.

Desse modo, dominando a técnica o profissional consegue ainda reduzir significamente o tempo de atendimento, sem comprometer a qualidade, afinal o método possibilita diagnósticos mais precisos e em tempo real.

Além disso, ao investir em equipamentos de qualidade e capacitação para manusear os aparelhos, interpretar corretamente as imagens e refinar sua técnica, o retorno é certeiro pois, assim é possível aumentar significativamente o número de atendimentos, e consequentemente a lucratividade. 

Aplicações mais comuns da ultrassonografia veterinária 

A ultrassonografia é um método seguro e confiável que pode ser usado no monitoramento de doenças, na avaliação de danos, no tratamento ou para guiar o operador durante procedimentos intervencionistas e na maioria das vezes não exige sedação do paciente.

São muitas as aplicações da ultrassonografia veterinária para os grandes e pequenos animais, entre as principais estão:

  • Diagnosticar diversas patologias;
  • Fazer atendimentos preventivos;
  • Identificar gestação de forma precoce;
  • Realizar acompanhamento gestacional;
  • Exames clínicos;
  • detecção de processos inflamatórios;
  • Exames em oftalmologia;
  • Cardiologia;
  • Ortopedia;
  • Avaliações do sistema músculo-esquelético;
  • Identificar alterações nas articulações;
  • Alterações gástricas;
  • Diagnosticar doenças relacionadas ao trato reprodutivo;
  • Oncologia;
  • Nefrologia.

Como fazer uma especialização em ultrassonografia de pequenos animais

Atualmente é possível encontrar diferentes formatos de especialização em Ultrassonografia Veterinária, seja em cursos práticos ou em forma de pós-graduação. A natureza é a mesma, ou seja, consistem em capacitações profissionais que funcionam como um grande diferencial para o currículo.

A principal diferença é que os cursos práticos também podem ser realizados por estudantes de Medicina Veterinária, já a pós-graduação é uma formação continuada desenvolvida após a conclusão do curso superior.

A seguir, apresentamos as principais características de cada um deles.

Cursos práticos de capacitação

Inegavelmente, os cursos práticos de capacitação são excelentes opções para quem busca aperfeiçoamento na área de forma rápida, já que são de curta duração.

Mesmo que a carga horária não seja extensa, é possível aprender muito durante a especialização e sair dominando a técnica. Por exemplo, em um curso de Ultrassonografia em Pequenos Animais de 20 horas do CPT Cursos Presenciais, por exemplo, o aluno aprende os princípios físicos e a formação da imagem da ultrassonografia, além de:

  • Informações sobre tipos de equipamentos e transdutores disponíveis para cada caso;
  • Diferentes modos de exibição de imagem;
  • Artefatos ultrassonográficos;
  • Interpretação da imagem ultrassonográfica;
  • Terminologias;
  • Técnicas de varredura abdominal;
  • Avaliação ultrassonográfica considerando a aparência normal e as principais alterações dos órgãos;
  • Avaliação ultrassonográfica do baço, fígado, vesícula biliar, sistema urinário (rins, ureteres e vesículas urinária), sistema digestório (estômago, intestinos delgado e grosso, pâncreas), do aparelho reprodutor feminino (ovários e útero) e aparelho reprodutor masculino (testículos, próstata).

Outra vantagem desse tipo de especialização é o valor acessível e a oportunidade de aperfeiçoamento constante e atualizações.

>>Clique aqui e saiba mais sobre o curso.

Curso Avançado

Nesse sentido, no CPT Cursos Presenciais também a opção de fazer o Curso Avançado em Ultrassonografia em Pequenos Animais . Assim, o aluno tem a oportunidade de refinar sua técnica diagnóstica e melhorar a acurácia de seus exames nas patologias mais desafiadoras para essa categoria de exame complementar. Alguns dos pontos abordados são:

  • Recursos avançados de imagem  
  • Princípios Físicos do Modo M e do modo Doppler;
  • Aplicação do Doppler para o estudo vascular;
  • Avaliação ultrassonográfica do aparelho reprodutor feminino; gestação (avaliação de anexos fetais, determinação da idade gestacional – embriogênese e medidas fetais);
  • Treinamento hands on intensivo pâncreas e adrenais;
  • Avaliação  ultrassonográfica dos linfonodos abdominais, das adrenais  vascular, oftálmico e cervical;
  • Exame ultrassonográfico na emergência – FAST 

>>Clique aqui para saber mais sobre o curso.

Os cursos práticos em ultrassonografia veterinária são indicados tanto para os médicos veterinários que desejam ampliar o campo de atuação com treinamento intensivo, quanto para os estudantes de Medicina Veterinária que queiram atuar em uma área promissora, com vasta demanda e alta rentabilidade.

Pós-Graduação

A especialização em ultrassonografia de pequenos animais na modalidade pós-graduação visa aprofundar os conhecimentos profissionais após a conclusão da graduação. Sendo assim, é exclusiva para profissionais formados.

Este tipo de curso possui uma carga horária mais extensa (cerca de 500 horas), e exige o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa. Ao final confere ao aluno um certificado de especialista Latu Sensu.

Então, na hora de escolher uma especialização é preciso levar em consideração a carga horária, a grade curricular, seu envolvimento com o tema, seus objetivos na carreira e a reputação da instituição de ensino. É fundamental conferir se o curso escolhido está devidamente registrado e se a instituição emite certificação. 

Portanto, independente de sua escolha, fazendo uma especialização você será capaz de realizar diagnósticos precisos e  seguros através dos exames não invasivos, cada dia mais fundamentais na rotina veterinária.

E você, quer complementar seu currículo agregando valor à sua carreira profissional? Então você precisa conhecer a Pós-Graduação em Diagnóstico por Imagem em Pequenos Animais Latu Sensu do CENVA.

A Pós-Graduação em Diagnóstico por Imagem em Pequenos Animais irá proporcionar a você um conhecimento exclusivo na área. Portanto, poderá atuar aplicando técnicas modernas de ultrassonografia, radiologia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, com professores altamente qualificados.

Por fim, tudo isso com um grande diferencial: a experiência prática com treinamento individual em turmas reduzidas para se tornar um especialista apto a entrar no mercado de trabalho. Não perca tempo! Veja mais informações aqui.

Fontes:

Shop Veterinário, CPT Cursos Presenciais 

Artigos Relacionados