Práticas Hospitalares Veterinárias: Melhores abordagens para o cuidado animal

Práticas Hospitalares Veterinárias

Hoje em dia, mais do que nunca, manter o bem-estar dos animais é uma preocupação constante entre os médicos veterinários. É cada vez mais necessária a aplicação de práticas hospitalares veterinárias que considerem as liberdades, oportunidades e necessidades desses pacientes, respeitando a importância da relação cão-tutor e buscando  promover  emoções  positivas. 

Mas, afinal, como conseguir isso? Para que o bem-estar passe a  ser  o  pilar  do tratamento e não o complemento, médicos veterinários devem se atentar desde o ambiente até à condução do atendimento e internação de animais nas clínicas e hospitais.

Veja a seguir as melhores abordagens e sua importância para o cuidado animal. Boa leitura!

Importância das práticas hospitalares veterinárias

Conhecer e ter habilidade em técnicas e procedimentos fundamentais para a rotina clínica e hospitalar é de extrema importância para o profissional que está em atuação. Através delas, o médico veterinário consegue ter a saúde física, mental e natural dos animais sob seus cuidados, bem como a satisfação das necessidades de todos os que participam dessa relação, possibilitando humanizar o serviço e melhorar a qualidade de vida de todos.

Outro ponto importante é a respeito da biossegurança. São elas que permitem a diminuição de riscos em clínicas veterinárias, tanto para os profissionais, quanto para os que recebem atendimento.

Clínicas e hospitais veterinários podem desenvolver um programa específico para  o  bem-estar de seus pacientes. Entretanto, de maneira geral algumas abordagens devem fazer parte do trabalho, como veremos a seguir. 

Além disso, vale ressaltar que as práticas hospitalares veterinárias devem incluir tanto aspectos tradicionais quanto cuidados que atuem na promoção da saúde no sentido mais positivo, incorporando a percepção de elementos como o sofrimento e a qualidade  de vida  do animal.

Procedimentos e protocolos essenciais em hospitais veterinários

Os hospitais têm uma abrangência maior, oferecendo serviços de consulta, atendimento clínico, exames simples e complexos, cirurgias e internação. O funcionamento normalmente é de 24 horas para o atendimento ao público. Vale lembrar que todo o período de funcionamento deve estar sob responsabilidade de um médico veterinário.

Não são raros os casos emergenciais que demandam rápida e precisa intervenção, exigindo procedimentos como intubação endotraqueal até toracocentese e abdominocentese e, até mesmo, transfusão de sangue.

Já quanto aos protocolos, é preciso levar em conta a prevenção de riscos como um todo no ambiente veterinário. Além da preparação adequada do ambiente antes do atendimento, higienizando mãos e áreas de exposição, são indispensáveis:

  • Cuidados com material biológico e acidentes; 
  • Descarte adequado de resíduos sólidos;
  • Uso de EPI’s, contendo aventais, máscaras, luvas, calçados adequados e óculos de proteção;
  • Imunização dos profissionais.

Equipamentos médicos utilizados nas práticas hospitalares veterinárias

Os equipamentos são parte essencial de um atendimento de qualidade. Aliado ao conhecimento teórico, investir em estrutura física moderna e com tecnologia avançada fará total diferença para tornar o ambiente ainda mais profissional. 

Dentre alguns equipamentos que não podem ficar de fora das práticas hospitalares veterinárias, destacam-se aparelhos para diagnósticos como raio-X, ultrassom, ressonância magnética, tomografia e eletrocardiógrafo. 

Além deles, outra categoria muito importante são os voltados para cirurgias. Na maioria das vezes os indicados são aspiradores cirúrgicos, aparelho de anestesia veterinária, oxímetro digital, desfibrilador, mesa cirúrgica regulável, calha e foco cirúrgico, além dos instrumentos cirúrgicos (pinças, porta-agulhas, cabos e lâminas de bisturis, tesouras e bandejas).

Se o hospital também realizar atendimento odontológico, equipamentos como pinças, espelho bucal, afastadores, curetas, boticão e etc, também devem estar na lista. 

Como ser um expert em práticas hospitalares veterinárias

Ter conhecimento dos processos e dos procedimentos relacionados à hospitais veterinários fará de você um profissional completo. Entretanto, alguns assuntos muitas vezes não são ensinados nas faculdades e é preciso uma frequente atualização e busca por prática por parte dos médicos veterinários. 

Se você tem como objetivo ser um profissional treinado em realizar procedimentos e intervenções de rotina na clínica médica e se diferenciar dos demais em um mercado cada vez mais exigente e concorrido, conheça o super completo Curso de Práticas Hospitalares em Pequenos Animais do CPT Cursos Presenciais e tenha conhecimento suficiente para alavancar sua carreira!

Fontes: Simples Vet; Shop Veterinário; AGUIAR, Ricardo Osman Gomes; BARBOSA, Lúcia Virgínia; Dexcar.

Artigos Relacionados