Aprenda mais sobre Animais Silvestres e Não-Convencionais na Clínica de Pequenos Animais com o Professor do CPT Cursos Presenciais Pablo C. Pezoa Poblete

  •   
  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

CPT Cursos Presenciais – Qual o motivo do aumento da criação de animais não convencionais nos lares?

Professor  Pablo C. Pezoa – Provavelmente devido a verticalização das moradias. As pessoas moram cada vez mais em apartamentos, com espaço cada mais reduzido. Normalmente estes animais possuem tamanho menor, sendo mais fácil a sua manutenção e com um custo menor ao proprietário. Tem animais como as chinchilas que se adéquam perfeitamente ao estilo de vida moderna. São animais que vivem bem sozinhos, dormem durante o dia e ficam ativos a noite (quando a família está reunida), produzem pouco cheiro e possuem baixo custo de manutenção. É um pet cada vez mais presente nos lares.

 

CPT Cursos Presenciais – Os animais silvestres/exóticos sempre tiveram presentes nas casas. Como é essa relação nos dias de hoje?

Professor  Pablo C. Pezoa – Desde os primórdios o homem busca animais para sua companhia. E eles estão hoje em grande parte dos lares: cães e gatos, principalmente, mas existe ainda um número enorme de aves, roedores, répteis e primatas. Muitos são ilegais, fato, e os órgãos fiscalizadores devem estar atentos e combater com veemência o tráfico de animais silavestres. Comércio este que não tem escrúpulos, e mata 9 a cada 10 animais retirados das florestas. Mas o fato é que as casas estão repletas destes animais: papagaios, araras, canário-da-terra, jabutis, iguanas, entre outros, e estes precisam de assistência veterinária.

 

CPT Cursos Presenciais – Mas o Médico Veterinário pode atender animais silvestres?

Professor  Pablo C. Pezoa – Em 2006, o CFMV publicou a resolução 829 que resguarda o médico veterinário no atendimento de animais silvestres “independente da sua origem”. Não é porque o animal é ilegal que deve ser negada a assistência médica!

 

CPT Cursos Presenciais –  Qual a necessidade e importância do clínico veterinário estar preparado para fornecer as corretas orientações?

Professor  Pablo C. Pezoa – É primordial que o médico veterinário tenha conhecimento das espécies que podem chegar em sua clínica. Cada espécie tem seus hábitos completamente diferentes entre elas e dos animais domésticos. O médico veterinário tem que ser a fonte confiável de conhecimento, diferente da “internet”, que apresenta informações tão errôneas sobre a criação destes animais.

 

CPT Cursos Presenciais – Para o sucesso do profissional que pretende oferecer a seus clientes um serviço pleno na clínica de pequenos animais o que é necessário?

Professor  Pablo C. Pezoa – Primeiramente saber abordar os animais slvestres e não convencionais. A clínica destes difere em muitos aspectos da clínica de domésticos e o exame clínico deve priorizar outros elementos até mais importantes do que o próprio exame físico. Uma contenção inadequada ou na hora errada pode comprometer a vida ou o tratamento do animal. Não basta saber as doses dos medicamentos, é preciso entender de fato o problema, quais as melhores vias e tratamentos para os casos mais freqüentes, quais são as complicações, quais são as diferenças, como interpretar um raio-x…tudo isso fazem o sucesso do tratamento. Normalmente são animais que possuem metabolismo maior que os animais domésticos, com exceção dos répteis, sendo rápida tanto a cura quanto a doença. Não há tempo para erros.

 

CPT Cursos Presenciais –  Qual o objetivo do Curso de Animais Silvestres e Não-Convencionais na Clínica de Pequenos Animais

Professor  Pablo C. Pezoa – O curso objetiva capacitar de fato o colega veterinário ou formando na clínica de animais silvestres e não convencionais. Foram montadas aulas teóricas voltadas para a prática, repassando a experiência acumulada ao longo de mais de 12 anos atuando na clínica destes animais. As aulas práticas serão ministradas em codornas que serão posterioremente doadas para ONG, onde serão repassados técnicas de coleta de material biológico, passagem de sonda, exame físico, entre outros. Réplica de cágado também será utilizada, uma por aluno, onde este poderá praticar as técnicas de reconstrução de casco com resina acrílica. No final do curso, ele leva a réplica pra guardar de lembrança

 

CPT Cursos Presenciais –  O que pretende passar para os alunos e qual a importância do curso?

Professor  Pablo C. Pezoa – A intenção é o repasse de conhecimento que não se encontram em livros, como a experiência de atendimentos destes animais adquiridas ao longo de mais de 12 anos em Belo Horizonte e região. O colega poderá assim aplicar em sua clínica ou consultório e obter maior sucesso em seus tratamentos e diferenciar-se no atendimento destes animais em sua região.

 

CPT Cursos Presenciais –  Deixe suas considerações finais.

Professor  Pablo C. Pezoa – Agradeço ao CPT pelo convite e tenho certeza que será uma boa oportunidade para o clínico de pequenos animais adquirir os conhecimentos suficientes para poder atuar com mais segurança na área.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •   
  •  
Animais Silvestres

Atualizado em: 9 de julho de 2018

Artigos Relacionados