Por que escolher a área da Anestesiologia Veterinária? Dúvidas e erros comuns que não precisam mais estar na sua cabeça

  •   
  •   
  • 6
  •  
  •  
  •  
  •  

Você tem noção de que hoje em dia praticamente todo médico veterinário precisa entender e dominar a Anestesiologia Veterinária?

anestesiologia veterinária

Se você pensa assim, ao final do texto vai ter essa ideia ainda mais reforçada em sua mente e se ainda não parou pra pensar nessa importante área da medicina veterinária, o momento é agora.

É fácil perceber que o mercado pet atualmente apresenta uma realidade bem diferente do que era há tempos atrás. A preocupação dos tutores com seus melhores amigos vem crescendo e com isso a demanda por serviços cada vez mais especializados também apresenta um aumento significativo.

Cirurgias que antes aconteciam esporadicamente agora são uma rotina constante no dia a dia de médicos veterinários. Com o crescimento do número de cirurgias, a procura por procedimentos anestésicos também vem aumentando.

Médicos veterinários muitas vezes não podem se dar ao luxo de esperar que a anestesia seja realizada por um profissional especializado na área, tornando-se imprescindível o conhecimento das melhores e mais atualizadas técnicas.

“E quem não realiza cirurgia, precisa saber anestesiologia veterinária?”

A resposta é sim! Ainda que o veterinário não realize cirurgias de maior complexidade, muitas vezes ele é surpreendido por um animal que por algum motivo não aceita ser manipulado e torna-se indispensável a sedação do mesmo para realização de certos procedimentos, ou até mesmo alguns tipos de exame.

“É preciso estudar até para fazer anestesia local?”

Sim! É preciso estudar e praticar muito para realizar anestesia local. Uma anestesia local, ou locorregional mal aplicada pode causar danos irreversíveis ao seu paciente e com certeza não é esse tipo de fama que você quer ter na área onde trabalha. Dizem que um cliente satisfeito fala sobre o serviço para uma ou duas pessoas e um cliente insatisfeito fala para, pelo menos, outras 15 pessoas. Agora faça essas contas nessa nova era digital. Certamente existem erros que podem prejudicar muito uma carreira de sucesso.

“Fiz anestesiologia veterinária na faculdade então já sou fera!”

Será mesmo? O que tem-se visto com frequência na realidade de clínicas e hospitais veterinários são profissionais recém-formados, ou até mesmo profissionais experientes em suas áreas mas que em momentos atípicos, quando precisam realizar a anestesia de um animal, seja por qual for o motivo, acabam não sabendo agir de forma correta. O que faz com que o Médico Veterinário tenha tranquilidade para agir, principalmente na área da anestesiologia, é o conhecimento e se você não tem, é algo que você ainda pode buscar e alcançar.

“Mas meu sonho sempre foi me especializar em alguma área da Medicina Veterinária, só não sei qual ainda.”

Ah, se esse é o seu caso, esse texto pode ser o grande presente da sua vida. Algo que antes era comum apenas em grandes centros e hoje em dia já é realidade também em pequenas cidades.

À medida que cresce a preocupação dos tutores com seus pets, cresce também essa necessidade por profissionais especializados em cada área. Quando torna-se necessária uma intervenção cirúrgica, atualmente os tutores querem saber como o animalzinho será anestesiado, quem irá fazê-lo.

Como ainda é baixo o número de médicos veterinários aptos a realizar a anestesia no paciente, é comum que haja na cidade, profissionais que trabalham atendendo em diversas clínicas realizando a anestesia em vários casos quando solicitado.

Já imaginou, você tendo a oportunidade de trabalhar em diversas clínicas dentro da sua cidade, ou até mesmo em outras cidades da região onde mora? A experiência que você pode adquirir trabalhando desta forma é imensa, além de ser uma forma bem dinâmica e que não deixará que seu dia a dia tenha uma rotina maçante.

Juntando tudo o que você já sabia com o que acabou de ler neste texto, tenho certeza que seus olhos já começam a brilhar quando você pensa na anestesiologia veterinária. Realmente já é uma área bastante sólida e que tende a crescer cada vez mais.

Espero que você saiba aproveitar as oportunidades que surgem em sua vida e para começar com o pé direito, trago um presente para você. Baixe agora mesmo o nosso ebook: Anestesias em Pequenos Animais

  • 6
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •   
  •  

Artigos Relacionados