Aprenda mais sobre Curso de Cardiologia em Pequenos Animais com o Prof. do CPT Cursos Presenciais Marcelo Chamelete

CPT Cursos Presenciais – Qual a importância do ecocardiograma para os clínicos em cães e gatos cardiopatas?

Professor Marcelo Chamelete – Professor Marcelo Chamelete –  O ecocardiograma é a imagem ultrassonográfica em tempo real do coração. Através dele avalia-se a estrutura das paredes musculares, câmaras cardíacas, válvulas, grandes vasos e pericárdio. A tecnologia Doppler ainda permite analisar direção, velocidade do fluxo e presença de turbilhonamento do fluxo. Com todas essas informações além de um diagnóstico preciso, podemos monitorar a evolução e avaliar a gravidade de cada caso, selecionando fármacos e doses com maior precisão. Porém o raio-x ainda e imprescindível, pois revela informações pulmonares e de vasos que o ecocardiograma não mostra, sendo então, o ideal a soma das informações dos exames.

 

CPT Cursos Presenciais  – Quando utilizar antiarrítmicos em cães e  felinos?

Professor Marcelo Chamelete –  Muitos antiarrítmicos utilizados pelos veterinários possuem outros efeitos como diminuírem pressão arterial, e melhorar o relaxamento do miocárdio. Mas quando há alterações na despolarização elétrica cardíaca, considerando o caminho da despolarização elétrica a ser percorrido em situações fisiológicas, e a velocidade da despolarização, os antiarrítimicos têm os efeitos que lhe valem o nome. Essa as alterações podem ser suspeitadas em um exame físico apurado, na ausculta e palpação de pulso simultâneas, mas com o eletrocardiograma o diagnóstico da arritmia se torna mais preciso, e a escolha do antiarrítmico pode ser realizada com maior acurácia.

 

CPT Cursos Presenciais  – Qual o significado do sopro cardíaco?

Professor Marcelo Chamelete  – O sopro cardíaco representa o som de um fluxo turbulento entre as câmaras cardíacas. A classificação de local, ciclo cardíaco em que aparece, e grau de intensidade do sopro devem ser  anotadas por guiarem o clínico quanto ao diagnóstico e gravidade. Apesar de existirem sopros cardíacos não relaciona.

Pequenos Animais

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados