Conheça 2 técnicas essenciais no diagnóstico de patologias em pequenos animais

Diagnóstico por imagens em pequenos animaisA importância dos pets dentro da família é cada vez maior e, consequentemente, também é maior a exigência dos donos quanto aos serviços veterinários. Esse cenário fez com que a Medicina Veterinária evoluísse para tornar seus diagnósticos e prognósticos cada vez mais exatos. Dessa forma, para atuar neste setor é preciso estar preparado e atualizado nas mais diversas técnicas de diagnóstico por imagem para realização de análises morfológicas e funcionais cada vez mais precisas.

O setor de diagnóstico por imagem torna-se, a cada dia, mais indispensável à rotina da clínica veterinária, por proporcionar ao médico veterinário um diagnóstico complementar preciso e rápido.

Como técnicas essenciais podemos destacar o ultrassom e o raio-X que são muito importantes, por serem exames não invasivos, de fácil realização, sem a necessidade de grande contenção animal, podendo assim, indagar ou revelar precisamente uma patologia, ou outros danos ao animal.

Para o melhor aproveitamento destas importantes técnicas, se faz necessário um treinamento específico do médico veterinário, para que se torne um profissional especializado capaz de realizar os exames, interpretar os achados e reconhecer os alcances e limites das diferentes modalidades de imagem.

É com conhecimento, que o profissional de imagem se destaca e alcança o diagnóstico, por isso trouxemos as principais indicações para o uso do raio-X e ultrassom:

Indicações do Raio-X:

– Acompanhamento de evolução de fraturas;

– Planejamento cirúrgico;

– Pós-operatório ortopédico;

– Afecções de coluna;

– Tecidos ósseos e articulares.

Indicações do Ultrassom:

– Aumento do volume abdominal;

– Suspeita de processo obstrutivo;

– Gestação;

– Febre de origem desconhecida;

– Alterações urogenitais;

– Tumores ou metástases e outras doenças abdominais.

Dessa forma, os equipamentos poderão contribuir de forma efetiva no diagnóstico e prognóstico das inúmeras afecções que acometem os pequenos animais.

Médico veterinário, você se considera apto a realizar e interpretar os exames por imagem?

Você sabe que esse pode ser o diferencial do seu currículo para o mercado de trabalho e sabe que estou certo disso, não é mesmo?

Então não perca tempo! Clicando aqui, você encontrará a oportunidade de capacitação que tanto procura.

Não deixe pra depois, basta clicar!

Já está ansioso para começar a se aprofundar no assunto? Temos um presente pra você. Baixe agora mesmo o nosso ebook. É rápido, fácil e gratuito:
ULTRASSOM VETERINÁRIO: 10 Técnicas de Diagnóstico em Pequenos Animais

E você não pode ficar de fora da mega colônia de férias que vamos realizar nos próximos meses.. Venha se capacitar com a gente e adquirir muito mais conhecimento.

Colônia de férias de capacitação é no CPT Cursos Presenciais. Confira agora mesmo

Fonte: Pet Care

Artigos Relacionados