Como se destacar na dermatologia veterinária?

dermatologia veterinária
Checking condition of cat’s fur and skin

A área da dermatologia veterinária é uma das mais relevantes da clínica de pequenos animais. Logo, exige constante atualização dos conhecimentos dos profissionais para diagnosticar e tratar os problemas com agilidade e eficiência.

Hoje, cerca de 30% de todos os atendimentos de pequenos animais em uma clínica costumam estar relacionados com a pele. Mas existe uma diferença muito grande no atendimento feito por um clínico geral e um especialista em Dermatologia. Por isso, a demanda pelos serviços especializados vem aumentado consideravelmente.

Pensando em você que deseja se destacar nessa área, preparamos este artigo para fornecer informações pertinentes sobre esse tema. Aqui vamos falar da área, as principais doenças dermatológicas, os desafios e oportunidades e dar dicas para você ter sucesso nesse mercado promissor. Boa leitura!

A área de Dermatologia Veterinária

A Dermatologia é a área da Medicina Veterinária encarregada de cuidar do maior órgão do corpo e principal barreira de proteção contra agressores externos: a pele

Sendo assim, ela é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da pele e de seus anexos como glândulas, pelos e unhas. Além de incluir os cuidados com orelhas e condutos auditivos.

Principais doenças dermatológicas

As doenças dermatológicas são uma das afecções mais frequentes para os clínicos de pequenos animais. No entanto, não são nada fáceis de diagnosticar, visto que, em muitos casos a pele de cães e gatos reagem a muitas coisas de forma semelhante. 

Por isso, a maioria das doenças dermatológicas exigem um acompanhamento prolongado. Veja a seguir as principais doenças dermatológicas:

  • Sarna;
  • Alergias;
  • Micose;
  • Dermatite alérgica;
  • Infecções fúngicas;
  • Demodicose;
  • Cistos;
  • Hipotiroidismo;
  • Hiperadrenocorticismo;
  • Alopecia X;
  • Otites;
  • Leishmaniose;
  • Piodermatite;
  • Pododermatites;
  • Tumores.

Diferencial do especialista em Dermatologia

Geralmente o atendimento e a elaboração de diagnósticos de um clínico geral e de um dermatologista é muito diferente. E isso acontece não apenas pela experiência, mas também por uma técnica diferenciada que os especialistas costumam usar.

Um dermatologista sempre deve começar seu atendimento realizando uma anamnese completa e o exame clínico de forma detalhada. Feito isto, é hora de procurar mais informações sobre as lesões primárias e secundárias do paciente, para então verificar o padrão dermatológico que predomina.

Depois de classificar o caso, o médico veterinário vai elaborar a lista de diagnósticos diferenciais para em seguida fazer os exames e testes complementares. 

No entanto, por mais que pareça simples, esse passo a passo exige muito conhecimento para a boa prática clínica. Sendo assim, além de um bom olho clínico e muito raciocínio lógico, o diferencial do especialista está em sua formação constante.

Desafios e oportunidades na dermatologia veterinária

Os problemas de pele são muito comuns na rotina de uma clínica ou hospital veterinário. Isso mostra que o mercado tem muita demanda, o que é uma excelente oportunidade para quem deseja se especializar na área.

No entanto, a Dermatologia Veterinária vem evoluindo muito, principalmente nos últimos 20 anos. Isso exige constante atualização dos especialistas para acompanhar novos estudos, lançamentos de fármacos a modernização dos equipamentos, e interpretar corretamente os resultados dos exames.

Como vimos, outro grande desafio da dermatologia veterinária é identificar corretamente o tipo de doença no animal dada a falta de especificidade das lesões. Por isso, mais uma vez fica claro que somente  um bom profissional saberá conduzir bem o exame clínico, indicar corretamente os exames complementares para obter um diagnóstico e tratamento eficaz.

E você, médico veterinário, é capaz de diagnosticar as doenças dermatológicas de modo objetivo, prático e com muita segurança? Então conheça imediatamente o Curso de Dermatologia em Pequenos Animais e aprenda na prática individual.

Agregue valor a sua carreira e fique pronto para atender uma nova clientela e aumentar sua lucratividade.

>>Curso de Dermatologia em Pequenos Animais

Fontes: Cadernos técnicos de Veterinária e Zootecnia e Centro Hospitalar Veterinário

Artigos Relacionados