Saiba mais sobre as doenças auto-imunes e imunomediadas em cães e gatos

doenças auto-imunes e imunomediadas em cães e gatos

No atendimento clínico de pequenos animais, as doenças auto-imunes e imunomediadas são problemas raros resultantes de irregularidades no sistema imunológico cujos resultados são reações imunes contra o próprio organismo, atacando tecidos e células.

Quando diagnosticadas por médicos veterinários, verifica-se que o paciente apresenta o desenvolvimento de linfócitos ou anticorpos que combatem as próprias células. Nesses casos, há reações inflamatórias e danos à saúde. Embora sejam tratadas, não há cura para essas patologias. 

Importante destacar que quanto antes identificadas, o prognóstico do tratamento será melhor. Neste artigo, você vai entender quais são as doenças auto-imunes e imunomediadas em pequenos animais e os principais sinais clínicos manifestados pelos pacientes. Também saiba a importância do conhecimento dermatológico para o atendimento.

Quais são as doenças auto-imunes e imunomediadas?

Antes de saber quais são as doenças auto-imunes e imunomediadas, saiba que as causas de desenvolvimento não são claras, mas estão associadas com fatores genéticos. Isso quer dizer que alguns genes, ao serem combinados, ocasionam a evolução de certas patologias. Outra ligação é com questões externas relacionadas com uso de produtos químicos, desenvolvimento de quadros infecciosos, estresse e problemas nutricionais.

As doenças mais conhecidas são:

  • alopecia;
  • anemia hemolítica auto-imune;
  • artrite reumatoide;
  • hipotireoidismo; 
  • lúpus eritematoso discóide;
  • lúpus eritematoso sistêmico;
  • polimiosite;
  • pênfigo foliáceo.

Alopecia

Esse problema pode ter um desenvolvimento auto-imune caracterizado pela perda dos pelos. A alopecia une-se com a infiltração linfocítica nos folículos pilosos.

Anemia hemolítica auto-imune

As características são semelhantes à anemia com a destruição das hemácias. Logo, os sinais clínicos comuns são associados com palidez, fraqueza e muito sono juntamente febre, coloração amarelada nas mucosas, aumento do baço e fígado. Outras manifestações clínicas são vômito, diarreia, anorexia e aumento da frequência cardíaca.

Artrite reumatoide

Entre as doenças auto-imunes e imunomediadas, a artrite reumatoide é um dos problemas que se destacam na clínica veterinária. Ela desenvolve um quadro que acomete a membrana sinovial, causando inflamação nas articulações.

Hipotireoidismo

A tireoidite auto-imune de ocorrência natural, em muitos casos, não tem sintomas evidentes. Ao evoluir, o paciente pode engordar e ficar inativo, diminui a fertilidade e tem alopecia macular.

Lúpus eritematoso discóide

Essa doença dermatológica desenvolve lesões na região da face de cães e gatos. Além de feridas, outros sinais são despigmentação da pele, descamação e sinais de vermelhidão.

Lúpus eritematoso sistêmico

Já essa patologia, os animais acometidos apresentam um quadro de desenvolvimento de anticorpos que atacam órgãos e tecidos. O lúpus eritematoso sistêmico pode evoluir com sinais clínicos na pele e nas mucosas, de forma multifocal ou difusa. É uma doença pouco encontrada tanto em cães como gatos.

Polimiosite

A fraqueza muscular é o principal sinal da doença. O quadro pode ser agudo ou com evolução gradual. 

Pênfigo Foliáceo

A pênfigo foliáceo é uma doença auto-imune e imunomediada que atinge a pele e as mucosas de cães e gatos. Em geral, são pequenos animais de meia-idade até mais velhos que mais sofrem.

Formam-se pústulas superficiais nas lesões primárias. Outros problemas são alopecia, crostas, colares epidérmicos, escamas e erosões, que se caracterizam como secundários. O começo é identificado pelo aparecimento nasal e próximo aos olhos e orelhas. 

Invista em capacitação

Os sinais clínicos podem ser confusos e comuns a diferentes patologias. Por isso, o médico veterinário deve ser capacitado na área para conduzir corretamente o diagnóstico. Para tanto, exames laboratoriais e físicos, juntamente à anamnese, precisam ser feitos assim que o animal apresenta alguma característica relacionada às patologias.

Como vimos, algumas das doenças auto-imunes e imunomediadas atingem a pele de cães e gatos. Com o Curso de Dermatologia em Pequenos Animais, você tem aulas práticas que mostram como diagnosticar e tratar com precisão e segurança o quadro de cada paciente. Por isso, faça a capacitação e se destaque no setor.

Fontes: Revista Veterinária; Vetsmart; Portal Vet; FAEF.

Artigos Relacionados