Professor Rodrigo Valadares fala sobre Farmacologia Clínica em Pequenos Animais

CPT Cursos Presenciais  – Qual a necessidade de modificações nos protocolos de tratamento para as mais diversas condições patológicas, uma vez que novos conhecimentos surgem no campo da pesquisa e na experiência clínica?

Rodrigo Valadares – As pesquisas no campo da farmacologia avançam em grande velocidade e intensidade. Novos fármacos e estratégias terapêuticas são continuamente propostos para a abordagem de diversas desordens que acometem cães e gatos. As modificações nos protocolos de tratamento são fundamentadas nestas novas descobertas, tendo como principal objetivo a maior eficácia em combater as enfermidades e a segurança para o animal.

 

CPT Cursos Presenciais  – No texto sobre o curso no site, diz que uma avaliação dos mecanismos de ação da classe de fármacos à qual pertence um novo agente terapêutico é um bom começo para entender e utilizar um recente composto ?  Diante disso, qual o conteúdo do curso?

Rodrigo Valadares – O curso apresenta um amplo conteúdo no campo da farmacologia e terapêutica, tendo seu foco voltado para as principais afecções de cães e gatos, como por exemplo a área da cardiologia, nefrologia e oftalmologia. Além disso, uma extensa revisão a respeito do uso racional dos antibacterianos é pautada em uma abordagem moderna e segura.

 

CPT Cursos Presenciais  – Qual a importância da farmacologia e a necessidade de constante atualização por parte do profissional?

Rodrigo Valadares – A farmacologia é o pilar central na abordagem terapêutica das enfermidades que acometem os animais domésticos, especialmente cães e gatos. Não deve ser encarada como uma disciplina ou especialidade e sim como uma Ciência completa e complexa, que se atualiza diariamente, seja no campo molecular quanto celular. Por isso, todo profissional na clínica, cirurgia e anestesiologia de cães e gatos deve estar a par destas informações e atualizações para que seus tratamentos e técnicas possam oferecer melhores resultados a seus pacientes.

 

CPT Cursos Presenciais  – Qual a importância do conhecimento do aluno nos mais recentes avanços científicos bem como sua aplicação na clínica veterinária? Qual é o objetivo do Curso de Farmacologia Clínica de Pequenos Animais.

Rodrigo Valadares – O profissional atualizado e que tenha o conhecimento básico dentro da farmacologia com certeza fará melhor uso dos protocolos de tratamento para as mais variadas afecções clínicas e cirúrgicas. O principal objetivo do curso de Farmacologia Clínica de Pequenos Animais é aplicar os conhecimentos básicos da farmacologia  na abordagem terapêutica na clínica e cirurgia de pequenos animais.

 

CPT Cursos Presenciais  – Deixe suas considerações finais.

Rodrigo Valadares – Como ciência, a Farmacologia avança em velocidade quase impossível de ser acompanhada. Entretanto, seus princípios básicos precisam ser bem conhecidos e aplicados no dia a dia, além de possibilitarem ao clínico a assimilação dos recentes avanços. O curso pretende abordar estes aspectos básicos, mas trazendo as mais relevantes atualizações e suas aplicações na clínica e cirurgia de pequenos animais. Acredito que este curso mudará a maneira pela qual o profissional ou o aluno de graduação encara os fármacos e seu uso.

Pequenos Animais

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados