Entenda qual a importância do balanço de água no solo

balanço de água no solo

A água é um elemento que está em constante movimento e tem papel fundamental na agropecuária. Para entender melhor sobre os processos envolvidos no ciclo hidrológico de uma região ou área, é comum realizar o balanço de água no solo. 

Este recurso serve para quantificar as entradas e saídas de água em um intervalo de tempo e é indispensável para o manejo de irrigação. Sem o controle, por exemplo, o excesso de água ou sua falta pode ser prejudicial para o solo, causando até mesmo a perda de todo o plantio.

Continue a leitura deste artigo e saiba evitar possíveis erros, além de aprimorar os seus processos de irrigação, realizando o balanço de água no solo adequadamente. 

Armazenamento de água no solo

O solo é o armazenador e o fornecedor de água e nutrientes às plantas. Ele também tem como responsabilidade reter a umidade das chuvas, altamente necessárias para as plantas. O armazenamento de água no solo indica a quantidade de água retida no solo em um período de tempo considerado. 

Quanto maior for a capacidade de um solo em armazenar água, menor será o seu escoamento superficial. Surgem, então, duas situações: a deficiência hídrica quando a saída de água em um ambiente é maior que a sua retenção; e o excedente hídrico que é a quantidade de água que não é aproveitada pelas plantas, quando o solo já está úmido o suficiente.

O armazenamento de água no solo (ARM) também está entre os principais componentes para definir o balanço de água no solo. Além dele, devem ser analisados a precipitação (P), evapotranspiração potencial (ETP), evapotranspiração real (ETR), deficiência hídrica (DEF) e excedente hídrico (EXC).

Importância de controlar a umidade no solo

Controlar a umidade no solo é o ponto de partida para alcançar a lucratividade esperada com a plantação, reduzindo os gastos e o enfrentamento de problemas. Um solo em que a umidade não é controlada, os níveis de nutrientes presentes na terra desregulam, a quantidade de oxigênio disponível reduz, e a regulação da temperatura da planta é prejudicada. 

Por isso, existem algumas maneiras de realizar esse controle:

  • Através de uma amostragem do solo. A partir da coleta, são usadas técnicas de evaporação, lavagem e de reação química. 
  • Usando um tensiômetro, equipamento que mede a tensão da água, também chamado de potencial mátrico do solo. 
  • Por meio de sensores de condutividade térmica, elétrica, óptica e leitura automática. 

Como realizar o balanço de água no projeto de irrigação

O balanço hídrico pode ser calculado em escala diária, semanal, mensal ou anual. A escolha da escala depende da finalidade da pesquisa. Vale reforçar que o fator climático é a base para qual será o foco da irrigação, portanto as chuvas precisam ser contabilizadas.

De maneira geral, a equação para realizar o balanço da água pode ser expressa da seguinte forma: E – S = ∆A. Sendo E = entrada de água, S = saída de água e ∆A = variação de armazenamento de água no sistema.

A escolha da técnica correta da medição depende das condições de cada cultura e do clima da região.

Diante dos sistemas de irrigação disponíveis é importante montar um planejamento para realizar o balanço de água no solo com base nas características de cada cultura. Saiba qual o sistema indicado para a sua demanda e comece a ter rendimentos positivos com o Curso de Projetos de Sistema de Irrigação.

Fontes: Revista Agropecuária; Infoescola; Soft focus; CPT Cursos Presenciais; ESALQ-USP. 

Artigos Relacionados