Sistema de irrigação localizada: o que é e quando é indicado?

Sistema de irrigação localizada

O sistema de irrigação localizada está entre os sistemas mais promissores dentro da indústria agrícola. O método permite irrigar com baixo volume a alta frequência. Com ele, a água é aplicada diretamente nas raízes das plantas, gerando total automação do sistema. 

Mesmo com a maior taxa de crescimento do setor, alguns agricultores, criadores e agrônomos ainda têm dúvidas sobre o sistema, afinal ele requer alguns cuidados na hora da implantação. Pensando nisso, este artigo pretende aprofundar no tema, apresentando as vantagens do sistema de irrigação localizada e, principalmente, te permitir compreender se o método é o mais indicado para a sua realidade. 

Saiba mais!

Como funciona o sistema de irrigação localizada

Primeiramente, é importante saber que o sistema que compõe a irrigação localizada aplica água em apenas uma parte do solo, mais precisamente onde as plantas de uma cultura se encontram instaladas. 

Os dois principais sistemas deste método são o gotejamento e a microaspersão. No primeiro, ocorre a aplicação da água em pontos no terreno, com as vazões baixas e pressão de serviço até 10 mca. Neste caso, a principal função é conduzir a água que se encontra sob pressão dentro da tubulação para o sistema radicular da planta, por meio de gotas. 

Já no segundo, os microaspersores fazem a distribuição de água sobre uma pequena área circular ou setorial, onde se encontram instaladas as plantas. Tanto as vazões quanto as pressões são maiores, podendo chegar até 200 L/h por emissor e 10 mca a 20 mca, respectivamente.

O sistema de irrigação localizada é constituído basicamente por um medidor de vazão, pela tubulação de recalque ou linha principal, pela cabeçal de controle, pelo sistema de filtragem, pelo sistema de injeção de fertilizantes, por medidores de pressão (manômetros), pelas válvulas e registros, pela tubulação de distribuição, pela linha lateral com emissores, pelos emissores (gotejadores ou microaspersores) e pelo sistema de captação ou bombeamento. 

Quando o método é indicado?

De maneira geral, o método de irrigação localizada é adaptável a todas as culturas, desde fruteiras e hortaliças até os cultivos de larga escala, como grãos. Mas, antes de implementá-lo, é recomendado saber se a cultura é tolerante ao molhamento do tronco e das folhas ou se é propensa ao desenvolvimento de doenças em ambiente úmido.

O sistema também é recomendado para qualquer tipo de solo, desde os arenosos até os muito argilosos, mas o fundamental é conhecer bem as características físicas do solo e ajustar o projeto e o manejo de acordo com elas. Além disso, deve ser ajustada de acordo com a topografia do ambiente.

Vantagens da irrigação localizada na prática

Quando falamos de sistema de irrigação localizada é preciso saber que sua principal característica é a aplicação de baixos volumes de água, buscando manter a umidade do solo em níveis elevados. O método apresenta inúmeras vantagens, tais como:

  • Maior eficiência de água e adubação;
  • Maior produtividade;
  • Maior eficiência de controle fitossanitário;
  • Economia com mão de obra;
  • Distribuição mais uniforme de água e de produtos químicos;
  • Apresentação de poucas perdas por percolação, evaporação e deriva.

Entretanto, o sistema tem algumas limitações. Uma delas é a exigência de um filtro mais rigoroso para evitar entupimento dos emissores. Além disso, o elevado custo inicial quando comparado a outros métodos pode ser uma desvantagem em algumas propriedades. 

Aprenda a implantar o método

A irrigação localizada faz parte do sistema mais eficiente na aplicação de água. Entretanto, devido a sua sofisticação, implementá-lo exige alguns cuidados como: análise de água, um bom levantamento topográfico e desenho de engenharia, um sistema bem dimensionado de filtragens, e uma instalação criteriosa. 

Portanto, antes de optar por ele é necessário capacitação profissional e constante atualização, uma vez que a agricultura é uma área que está sempre inovando. Garanta este e outros conhecimentos com o Curso de Manejo de Sistemas de Irrigação, onde você irá aprender a estabelecer o plano de irrigação adequado para cada tipo de cultura irrigada, reduzindo os custos da sua produção. 

Clique aqui e dê o primeiro passo para aumentar sua rentabilidade!

Fontes: Revista Agropecuária; Coleção Senar; B. G, A; Cursos CPT; Universidade Online de Viçosa.

Artigos Relacionados