Como realizar o exame de palpação retal em bovinos?

palpação retal em bovinos

Você sabe o que é e como funciona o exame de palpação retal em bovinos? Sabia que com ele é possível avaliar a condição reprodutiva e diagnosticar patologias que podem estar comprometendo a fertilidade do indivíduo e do rebanho?

Certamente você já deve saber que esse exame é realmente muito importante, acessível e que pode fornecer informações valiosas. Porém, para realizá-lo o médico veterinário precisa de muito conhecimento, habilidade e experiência.

Neste texto vamos explicar um pouco mais sobre esse exame, como deve ser feito e quais os benefícios de executar a técnica com precisão. Confira também porque é preciso estar capacitado para fazer o procedimento. Boa leitura!

O que é o exame de palpação retal em bovinos?

A palpação retal, também conhecida como palpação transretal ou exame de toque, é o método de diagnóstico reprodutivo em animais mais antigo da história. Esse exame que avalia os órgãos reprodutivos internos pode fornecer importantes informações sobre diversas situações em que se encontram os órgãos reprodutivos dos animais, como as fases do ciclo estral, por exemplo.

O exame de palpação retal é um dos mais utilizados dentre os métodos de diagnóstico de gestação em vacas. Com ele é possível predizer uma gestação por volta de 45 dias. Além disso, também é um aliado na execução de biotécnicas reprodutivas como a Inseminação Artificial em Tempo Fixo e a Transferência de Embriões

Quando bem realizada, a palpação retal em bovinos é extremamente valiosa para o diagnóstico de gestação e de doenças reprodutivas, o que é muito importante para o manejo eficiente do rebanho. No entanto, em alguns casos essa técnica não é suficiente e outros métodos de diagnóstico complementares devem ser adotados para garantir a eficácia da avaliação. 

É importante destacar ainda que a palpação retal em bovinos é utilizada além da reprodução. Também é uma forma de observar alterações em diversos órgãos, incluindo a saúde do intestino.

Como o exame deve ser feito?

O exame é realizado por meio da introdução da mão no reto do animal, e depois do antebraço e do braço pela região do cólon descendente. Assim, durante o exame o profissional deve usar luvas apropriadas para o procedimento, que precisam estar devidamente lubrificadas.

Antes de começar, é preciso conter o animal de forma segura, se paramentar, cortar as unhas e retirar qualquer tipo de adereço que possa machucar o animal. Também, deve-se realizar a higienização das mãos e braços, assim como do local onde o procedimento irá acontecer. 

A introdução da mão na porção retal deve ser feita de forma gradual (cada dedo por vez) ou com a mão em forma de cunha.  Depois, com movimentos suaves, a ampola retal deve ser esvaziada para facilitar a identificação das estruturas. 

A partir daí, o conhecimento da anatomia bovina é fundamental para localizar de forma precisa todas as estruturas do sistema reprodutor.

O processo exige muita habilidade, conhecimento e delicadeza para evitar qualquer tipo de ferimento e garantir ao máximo o bem-estar do animal. Além disso, deve ser feito com rapidez e sutileza para evitar acidentes e desconforto. 

Em muitos casos, o exame é feito em conjunto com a ultrassonografia veterinária. Desse modo, o profissional tem disponível dados obtidos pelo tato e pela visão, que são essenciais para um diagnóstico mais completo.

Essa associação entre técnicas vale para diagnóstico de gestação, avaliação de corpo lúteo, diagnóstico gestacional e avaliação do trato reprodutivo.

Principais vantagens

Além de todo os benefícios já citados, a palpação retal em bovinos tem como principais vantagens:

  • Baixo custo;
  • Auxilia no manejo de biotecnologias da reprodução;
  • Possibilita a inspeção das estruturas genitais internas e dos órgãos ao redor; 
  • Auxilia no controle reprodutivo do rebanho;
  • Permite verificar o estágio do ciclo estral;
  • Avalia a viabilidade fetal;
  • Ajuda a estabelecer a possível causa de infertilidade;
  • Serve para estimar o tempo de gestação;
  • Orienta a assistência obstétrica;
  • Identifica as principais patologias do útero e dos ovários;
  • Auxiliar o diagnóstico de distúrbios puerperais;
  • Previne gastos desnecessários.

Importância da capacitação

O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo, são mais de 220 milhões de cabeças de gado. E com todo esse rebanho há uma grande demanda de serviços para profissionais veterinários que possuem conhecimento prático, em especial na área de reprodução bovina. 

Neste cenário competitivo do mundo veterinário, é imprescindível que o médico veterinário adquira conhecimento prático e experiência em palpação retal. Esse método é muito útil, contudo o veterinário deve possuir habilidade tátil e conhecer as alterações de forma e consistência dos órgãos internos para não machucar o animal. 

Ainda, deve saber relacionar estas alterações com as patologias reprodutivas, modificações uterinas decorrentes de gestação e das mudanças uterinas e ovarianas associadas a cada fase do ciclo estral. Além disso, precisa saber interpretar os resultados para a tomada de decisões.

Assim, somente com capacitação, o profissional vai estar preparado para a prestação de serviços nesta área lucrativa e que auxilia muito na eficiência reprodutiva do rebanho.

E você, quer aprender na prática a realizar Palpação Retal em Bovinos? No CPT Cursos Presenciais, você vai encontrar uma das melhores instalações do país com diversos troncos de contenção, número de animais suficientes para todos alunos e com professor altamente qualificado.Clique aqui e veja mais informações!

Curso de Palpação Retal em Bovinos.


Fontes: Revista Veterinária, G1, Infoescola

Artigos Relacionados