Sanidade reprodutiva de bovinos e impacto para a reprodução

Sanidade reprodutiva de bovinos

Atingir um bom desempenho na produção pecuária é o objetivo de todo médico veterinário que atua com reprodução bovina. Entretanto, é impossível falar de bons resultados sem levar em consideração a sanidade reprodutiva de bovinos. 

Quando um animal não está em boas condições de saúde, ele não é capaz de expor seu máximo potencial genético, logo a qualidade e a quantidade da produção tendem a ser prejudicadas. Então, o que fazer para manter o estágio ideal de um rebanho sadio? 

Veja a seguir os pontos necessários para atingir bons índices de sanidade reprodutiva em gados e livrar-se dos impactos negativos na reprodução. 

O que é sanidade animal

A sanidade animal é essencialmente o cuidado com a saúde, buscando promover suas condições ideais. Além disso, o objetivo principal é identificar e prevenir qualquer risco que interfira na segurança da saúde animal e minimizar a ocorrência de situações de sofrimento. 

Os sistemas produtivos possuem técnicas de manejo específicas, porém os princípios da sanidade animal são comuns a todos eles. Por isso, é necessário manter o foco na prevenção, planejamento e atenção com a qualidade de vida dos rebanhos. 

Práticas para manter a sanidade bovina 

Quando falamos de fundamentos para manter a sanidade reprodutiva de bovinos, devemos nos referir a algumas condições:

  • Os animais devem estar livres de medo e estresse; 
  • Os animais devem estar livres de qualquer desconforto, sede e fome;
  • Os animais devem estar livres de dor, injúrias e doenças; 
  • Os animais devem poder expressar seu comportamento natural. 

Todavia, para alcançar essas condições é preciso realizar as práticas de manejo corretamente. A primeira ferramenta a ser lembrada deve ser a vacinação. Esta é a maneira mais eficiente na prevenção de doenças. Algumas vacinas, como a febre aftosa, raiva e brucelose são consideradas obrigatórias pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em todo território nacional. 

Além de melhorar os índices produtivos e reprodutivos dos rebanhos, a vacinação reduz perdas e a necessidade do uso de antibióticos para os tratamentos nos animais de produção, diminuindo, assim, os custos e os resíduos de fármacos em produtos de origem animal.

Outro ponto importante é se atentar aos riscos sanitários da propriedade. O manejo deve incluir monitoramento de dados e de um planejamento sanitário que condiga com os objetivos do criador. É fundamental ter uma equipe capacitada para evitar erros e/ou atuar em situações de urgência. 

O rebanho também necessita ter à disposição sombra, água de qualidade e em quantidade suficiente, local de descanso e corredores livres de sujeira, buracos, pedras e tocos. É inconcebível agredir ou gritar com os animais. 

Por fim, para uma melhor sanidade reprodutiva de bovinos, vale dizer que tanto a falta quanto o excesso de nutrientes podem ser prejudiciais. O manejo deve incluir uma dieta balanceada de acordo com as necessidades nutricionais de cada etapa do rebanho. 

Vantagens em ter um rebanho sadio

Como vimos, um animal só mantém seu valor zootécnico e comercial quando está com a sanidade reprodutiva ideal. Não existe fórmula, mas para manter os animais saudáveis e produtivos é preciso investir nas diversas práticas de manejo. 

Como benefício, o pecuarista garante uma boa produção bovina, tanto na qualidade quanto na quantidade. Ademais, garantir o bem-estar e a qualidade de vida do rebanho é também diminuir os custos de produção e diminuir as perdas. 

Para usufruir de todas as vantagens e aumentar a rentabilidade da produção bovina, o médico veterinário que atua na propriedade precisa estar em constante atualização. Se deseja estar por dentro de tudo que acontece no mercado e das práticas mais modernas entre os veterinários, conheça já a Pós-graduação em Reprodução e Produção de Bovinos.

Fontes: CPT Cursos Presenciais; Embrapa; O Presente Rural; CPT Cursos Presenciais 2.

Artigos Relacionados