Como escolher a melhor ração para gado de corte: guia rápido

ração para gado de corte

Manter o cuidado com a nutrição do animal deve ser uma das prioridades dentro do manejo. Afinal, saber escolher a melhor ração para gado de corte é um fatores que permitem chegar aos resultados esperados com a produção, uma vez que a alimentação é essencial para o desenvolvimento, reprodução e bem-estar do rebanho. 

Por se tratar de um país tropical, o Brasil possui uma vantagem no cultivo de volumosos e grãos. Por outro lado, não adianta ter alta disponibilidade de alimento se não souber balanceá-lo na dieta do animal. Em algumas regiões do país, acontece o contrário.  O problema por lá são os períodos de seca. Com a escassez de chuvas durante certos meses, a pastagem não tem condições de rebrota e pode acabar morrendo. Como consequência, alguns produtores têm prejuízo na produção.

Então, como escolher a alimentação do rebanho cumprindo as exigências nutricionais de maneira que todos os fatores que influenciam o animal sejam levados em consideração? Veja ao longo deste texto como obter o máximo potencial do gado de corte e montar uma dieta adequada. 

Principais exigências nutricionais de bovinos

Verificar quais são as necessidades do animal é o primeiro ponto a ser levado em consideração na hora de escolher a ração destinada ao gado de corte. De maneira geral, os bovinos exigem água, minerais, proteínas, energias, vitaminas e alguns nutrientes como as fibras. 

As melhores estratégias de alimentação para bovinos de corte são aquelas que fornecem todos os nutrientes de maneira equilibrada. O responsável pelo planejamento deve passar pelas fases de caracterização dos animais, fazer um levantamento e quantificação dos alimentos, composição dos alimentos e, finalmente, balancear a proporção de proteína e de energia na dieta.

Para gado de corte, é recomendado fazer uma combinação de volumosos, concentrados, sal mineral e muita água. São chamados alimentos volumosos aqueles com alto teor de fibra, mas baixo valor energético. Os mais utilizados no país são: pastagens, silagens de milho, sorgo ou capim e cana-de-açúcar.

Os concentrados são definidos como um tipo de suplementação com baixo teor de fibra e alto valor energético. Alguns exemplos de insumos são: farelos de girassol, trigo, arroz, mandioca, sorgo, soja crua, grãos de cereais, caroço de algodão. 

A recomendação para a água costuma ser de 10 a 12 litros para cada 100 kg de peso vivo, mas essa medição pode variar de acordo com a temperatura do ambiente, consumo de alimentos etc.

Além de suprir a necessidade nutricional, deve ser levado em conta a qualidade do que é oferecido aos animais. Procurar sempre conhecer os fornecedores e se atentar às datas de validade são fazem a diferença para evitar qualquer tipo de contaminação.

Fatores que influenciam a escolha da ração

Ciente do que é indispensável ter em uma ração eficiente para gado de corte, é preciso saber que diversos fatores influenciam na formulação da dieta. Entre eles, merecem destaque: 

  • Raça
  • Peso vivo
  • Idade
  • Fatores ambientais
  • Fase

Antes de mais nada, é preciso que a raça esteja adaptada ao clima e às condições da fazenda para evitar perdas na sua produtividade em consequência de estresse térmico, baixa resistência à seca ou à umidade, entre outros. Portanto, os fatores ambientais também são de grande influência na escolha do alimento. 

Além disso, os animais apresentam características específicas que devem ser respeitadas durante o processo de elaboração da dieta, como idade e peso. Um bezerro, por exemplo, não deve receber a mesma alimentação de um boi. Ou no caso do gado de corte criado em confinamento, o foco é o ganho e manutenção do peso vivo. Por isso, mesmo dentro da categoria é preciso separar os animais de acordo com as fases que se encontram e suas necessidades específicas. 

Dessa forma, podemos resumir as fases em cria, recria e terminação. Na primeira é indicado fornecer creep feeding, que faz com que os bezerros cheguem à fase de desmama mais pesados do que se permanecessem apenas se alimentando de leite. Na segunda, deve-se fornecer suplemento proteico ou proteico energético de 0,1% ou 0,3% do peso vivo e, na última, uma suplementação proteico energética com gordura a 0,5% ou confinamento/semi confinamento, conforme o regime de chuvas da região.

A partir disso, e levando em consideração os objetivos do sistema produtivo, será possível elaborar uma estratégia nutricional que supra a necessidade do bovino.

Dica bônus: Atenção ao período de seca

Os períodos de estiagem geralmente são acompanhados por expectativas de perdas na produtividade. Uma das causas mais frequentes é a perda de peso nos animais. A principal dificuldade de se manter a engorda do gado durante a seca é a falta de pasto. Portanto, é necessário se planejar com antecedência.

Uma boa opção é comprar insumos e ingredientes que farão parte da ração antecipadamente e armazená-los em forma de silagem para melhor conservação. Podem fazer parte dessa estratégia milho, sorgo, soja e cana. Além dos grãos, o farelo de grão e a silagem também servem como alternativa.

Para além dos ingredientes suficientes, garantir uma suplementação também é importante. Durante os períodos de seca, o reforço deve ser feito no cocho do gado de corte, principalmente com sal mineral com a ureia.

Obtenha o máximo potencial com o rebanho

A alimentação é responsável por grande parte das despesas na produção de gado, uma vez que representa mais de 70% do custo total. Para que não haja prejuízos, a maneira ideal para saber escolher a melhor ração para gado de corte é aliando a prática com a teoria através da capacitação.

Investir na alimentação requer conhecimento das fases de desenvolvimento do gado – cria, recria e terminação -, da qualidade nutricional dos produtos, do processo de engorda e de como montar o planejamento da dieta. 

Aprenda com o Curso de Formulação de Dietas e Rações para Bovinos e garanta maior desempenho do rebanho, redução de custos e maior lucratividade a partir de agora! O CPT Cursos Presenciais oferece os melhores profissionais que vão lhe ensinar como obter o máximo potencial com gado de corte a partir das exigências nutricionais.

Fontes: Boi Saúde, Nutrinews, MF Rural, Alinutri, Nutrição e Saúde Animal, CPT Cursos Presenciais, Revista Agropecuária.

Artigos Relacionados