Suplementação de bovinos vale a pena? Veja quais são melhores práticas!

Suplementação de bovinos

A alimentação é um dos fatores mais importantes quando se trata de garantir bons resultados na produção pecuária. Entretanto, nem sempre somente o básico é suficiente. Algumas situações podem exigir um planejamento alimentar que inclua também a suplementação de bovinos. 

Para fazer essa inclusão da maneira correta é necessário compreender as boas práticas de manejo suplementares e saber quais os tipos de suplementos mais indicados para cada categoria animal, além de claro, reconhecer a necessidade do gado. Ao longo deste artigo traremos essas e outras questões que envolvem o tema, permitindo com que você tire suas dúvidas sobre ele. 

Boa leitura!

O que é suplementação de bovinos

A suplementação é uma aliada para maximizar a produção animal individual e aumentar a produção por área. Sem manter uma suplementação adequada para o gado, o crescimento e a produtividade podem diminuir, tendo como consequência, a perda de peso e o aumento no intervalo de tempo para o abate em bovinos de corte. Ou seja, o pecuarista pode ter sua lucratividade prejudicada.

Como benefício, a suplementação permite corrigir dietas desbalanceadas, atuar no ganho de peso vivo, na conversão alimentar, e por consequência, diminuir os ciclos produtivos da pecuária de corte. 

Entre os principais tipos de suplementos para bovinos, merecem destaque:

  • Suplementação mineral; 
  • Suplementação mineral com aditivo; 
  • Suplementação mineral com ureia; 
  • Suplementos proteicos; 
  • Suplementos protéicos energéticos.

Quando a suplementação de bovinos é indicada?

A queda nas temperaturas e o período de seca em alguns meses do ano prejudicam a qualidade e o crescimento de pastagens. Além de diminuir a quantidade de forragem existente, a composição nutricional também cai em função do envelhecimento dos tecidos vegetais. Diante disso, a suplementação de bovinos surge como uma opção para manter o desempenho dos animais.

Apesar de não ser uma estratégia barata, ela é indicada quando a oferta da alimentação, quantitativamente e qualitativamente, não é suficiente para suprir as exigências nutricionais e atender as necessidades para o desempenho esperado dos animais. Entretanto, também pode ser recomendada quando é necessário melhorar o desempenho animal.

Melhores práticas para a suplementação de bovinos

Antes de mais nada, deve-se compreender que um animal suplementado exige mais cuidado e planejamento nutricional. O primeiro deles é em relação a quantidade, visto que a intoxicação pelo manejo inadequado está entre as principais causas de perda bovina no país. Por isso, é imprescindível analisar quais são os nutrientes que estão em deficiência no rebanho.

Outro ponto importante é considerar a etapa que o rebanho se encontra – cria, recria ou engorda – e qual se a produção tem finalidade de corte ou de leite. Por fim, considere o tipo de manejo que está sendo realizado é intensiva, semi-intensiva ou extensiva. Essas características são fundamentais para analisar qual a suplementação ideal.

Diante de tantas observações, pecuaristas, criadores, funcionários das fazendas e até mesmo estudantes de medicina veterinária e médicos veterinários que pretendem atuar com suplementação, devem estar capacitados e atualizados para exercer a atividade. 

Aprenda mais sobre o tema, aprofundando em técnicas modernas para alcançar a máxima eficiência da produção bovina com o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte (Alimentos e Alimentação)!

Fontes: Canal Rural; Rehagro Blog; Nutrição Saúde Animal; Revista Agropecuária.

Artigos Relacionados