Recomendações para ultrassonografia de ovários em vacas

ultrassonografia de ovários em vacas

Quando falamos em reprodução, o controle das etapas é imprescindível para a eficiência. Portanto, realizar uma ultrassonografia de ovários em vacas faz uma grande diferença para atingir os resultados desejados com a inseminação. 

O desenvolvimento acelerado da ultrassonografia aplicada à reprodução de bovinos proporcionou a realização de um exame seguro, não invasivo e com diagnóstico preciso. Entretanto, para que ele colabore com a melhoria da performance das vacas, é necessário conhecimento em anatomia da fêmea e nas aplicações do ultrassom. 

Neste artigo apresentaremos a você todas as recomendações para realizar uma ultrassonografia de ovários nas fêmeas bovinas. Confira!

Anatomia dos ovários das fêmeas bovinas

Nos bovinos, os ovários geralmente são de ovais a aplanados lateralmente, medindo em média entre 30 e 45 mm de comprimento; 15 a 20 mm de largura e 20 a 28 mm de “profundidade”. Seu peso em vacas adultas varia de 15 a 20 g. 

As principais funções dos ovários são produção de gametas e de hormônios, notadamente estrógenos e progesterona. Além disso, chamamos de folículo, a unidade morfofuncional do ovário, que desempenha duas funções interdependentes: uma endócrina e a outra exócrina ou gametogênica.

Durante a ovulação ocorre a ruptura da membrana folicular e a expulsão do oócito. Imediatamente após a ovulação a parede do folículo ovulado é colapsada e a cavidade invadida por linfa e sangue provenientes dos capilares. Esse conjunto de componentes juntamente com as células remanescentes do folículo ovulado podem formar o Corpo Lúteo (CL).

Parâmetros de avaliação na ultrassonografia de ovários em vaca

Durante a ultrassonografia, o médico veterinário deve observar a presença de corpo lúteo e de folículos em atividade de crescimento. O CL é facilmente detectável um ou dois dias após a ovulação, se mantendo visível aproximadamente até a ovulação subsequente. 

Animais com essas características se encontram cíclicos, ou seja, na fase de diestro com início do proestro. Se o exame de imagem não detecta corpo lúteo, dizemos que está em anestro. 

Durante o exame também devem ser mensurados o comprimento e a largura de ambos os ovários, além da observação das estruturas ovarianas e obtenção do diâmetro do folículo dominante e/ou CL quando presentes.

Possíveis usos do ultrassom ovariano em fêmeas bovinas

Para vacas não gestantes, os parâmetros de avaliação da ultrassonografia ovariana consistem em avaliar a atividade folicular e/ou luteal, fazer triagem de animais para protocolos hormonais ou sincronização de estro, diagnosticar patologias e avaliar o potencial para produção de embriões. 

Já para gestantes, o diagnóstico de prenhez pode ser visto a partir do 25º dias. A partir disso, a ultrassonografia atua no cuidado do feto e da mãe, além de prever as condições do parto. 

A ultrassonografia também pode ser utilizada no momento da inseminação artificial. Ter o equipamento durante o procedimento é um grande diferencial, pois será possível avaliar o diâmetro do folículo para identificar se o animal pode ter uma ovulação entre a janela do momento da deposição do sêmen e até o final da viabilidade espermática. Assim, é possível saber a hora certa de inseminar. 

Como investir na ultrassonografia de bovinos

O profissional que irá realizar uma ultrassonografia de ovários em vacas deve iniciar os cuidados ainda no preparo do animal. Apesar de ser um exame de imagem indispensável para reprodução bovina, o diagnóstico só é preciso quando o médico veterinário tem pleno domínio da teoria e da prática, aliado a um bom equipamento. Afinal, o procedimento vai muito além de somente ajustar a posição do transdutor para obter uma boa imagem. 

Invista na sua capacitação com o Curso de Ultrassonografia na Reprodução Bovina e aprenda todos os passos para realizar um dos exames mais procurados na medicina veterinária! 

Fontes: Shop Veterinário, Beefpoint, Pubvet.  

Artigos Relacionados