O controle e a prevenção da diarréia em bezerros é muito importante para o desempenho do animal e para garantir a rentabilidade de produção, evitando perdas com a morte de animais.
O animal com diarréia se caracteriza por apresentar fezes liquidas que pode ter as mais variadas aparências, desde a amarelo-viva, passando por esverdeada, preta e vermelha, até mesmo com sangue vivo. São diversos os fatores desencadeantes do processo, como, bactérias, vírus, protozoários, verminoses, fatores nutricionais e de meio ambiente. A falta de imunidade associada à má cura do umbigo e condições sanitárias precárias, facilitam as diarréias de origem infecciosa, que e, geral, são causadas por diferentes agentes, já citados, que possuem sintomas semelhantes entre si e não demonstram características específicas, podendo, inclusive, ocorrer infecções mistas.
Alguns estudos evidenciam que a diarréia de bezerros é um sinal clínico frequentemente observado nos rebanhos bovinos, sendo uma das principais causas de perdas nesses rebanhos.
A grande importância dessa enfermidade é levar o animal à desidratação que normalmente é a causa principal de morte. Os sinais clássicos da diarréia são: perda de apetite (relutância para mamar); amolecimento das fezes (pastosas ou muito liquidas); bezerro fraco (dificuldade para manter-se de pé); desidratação (pele seca, afundamento de órbita ocular).
Podemos adotar medidas preventivas para os recém-nascidos, como:
Devemos socorrer o animal o mais rápido possível, sendo a primeira providência combater a desidratação, podendo ser feito o fornecimento de soluções hidratantes. No caso de diarréias infecciosas, é necessário o emprego de antibióticos de largo espectro como rotina de tratamento.
Fonte: Livro do CPT: Enquanto o veterinário não chega - Atendimento em bovinos
Adaptação: Equipe CPT Cursos Presenciais
Autor(a): Professor Doutor Pacífico Antônio Dinis Belém
Data: 16/12/2009
Um Presente para você!
Opa, fiquei muito feliz com sua visita
e já que não posso te oferecer um cafezinho, separei um presente especial: