Curral para gado: Veja aqui dicas para você montar a melhor estrutura

  •   
  • 1.4K
  •  
  •  
  •  

O curral para gado, tanto de corte quanto de leite, é o principal responsável por oferecer uma base de segurança aos animais e também facilitar seu manejo. Dessa forma, as instalações para bovinos são um aspecto importantíssimo na pecuária de corte, independente do sistema adotado. Assim como, a qualidade e os cuidados a serem disponibilizados.

Se forem realizadas da forma adequada, as instalações para bovinos facilitam o bom manejo do rebanho, além de contribuir positivamente na exploração pecuária. Com toda certeza, a escolha do melhor curral para gado vai estar relacionada ao sistema de criação e a finalidade da exploração.

Grande parte do curral para gado é ocupada por estruturas que servem para recepção, acomodação e separação dos animais. E mais, existem outros que são usados para condução, contenção, embarque e desembarque dos bovinos. Sendo assim, quando mal projetados, com erros de construção ou falta de manutenção, geram dificuldades de manejo. Além disso, podem acarretar perdas produtivas.

No caso da pecuária de corte extensiva essas instalações são mais simples. Já se tratando da pecuária de corte intensiva, deve-se ter maior cuidado na escolha. Então, para que você, produtor rural aprenda a implementar boas práticas de manejo é preciso focar também na construção e/ou adaptação dos currais para bovinos.

Quer saber o que se deve levar em conta para montar o melhor curral para seu gado? Veja em seguida!

Aspectos importantes no curral para gado

A construção de um curral requer, geralmente, um investimento alto. Por isso, é necessário adotar algumas medidas que evitem gastos desnecessários, decorrentes de projetos exagerados ou até mesmo mal elaborados. Certamente, para diminuir este risco é preciso levar em conta as necessidades estruturais, econômicas e funcionais da fazenda.

Um curral para adequado deve ser adaptado às necessidades da propriedade. Em resumo, alguns aspectos são importantes no planejamento do curral. Dentre eles podemos destacar:

  • localização;
  • tipos de solo;
  • regime de chuvas;
  • topografia do terreno;
  • características da área;
  • números de animais a ser manejado por dia.

Para a implantação, o ideal é que todos os aspectos sejam apresentados por meio de um mapeamento feito por um profissional especializado. Dessa forma, as falhas nessa implantação são minimizadas e há uma melhor adequação da construção.

O que deve ser levado em consideração para montar o melhor curral para gado?

Uma dúvida muito comum entre os produtores rurais são quais aspectos fundamentais para a construção de instalações para bovinos. Um bom curral deve conter:

  • conforto no trato com os animais;
  • segurança e praticidade para que se realizem tarefas cotidianas;
  • área específica para marcação, vacinação e pequenas cirurgias;
  • troncos para inseminação artificial, transferência de embriões e demais exames.

Normalmente, o curral é completo, quando construído em local próximo à sede da fazenda, ou secundário, aquele que se localiza nos retiros, em caso de fazendas maiores. Outro ponto que deve se levar em consideração é o dimensionamento das estruturas. Isto é, as dimensões devem ser feitas tendo como base os maiores animais presentes na fazenda. Só para exemplificar, uma fazenda que atua com cria, as dimensões das estruturas do curral para gado devem ser definida com base nos animais adultos (touros e vacas)

Um curral completo possui:

  1. troncos;
  2. estábulo;
  3. balança;
  4. rampa de embarque e desembarque.

Como identificar problemas nas instalações

A identificação de pontos críticos e problemas nas instalações podem ser verificados em projetos novos ou em currais já existentes. Durante a análise, é fundamental considerar situações que dificultam a realização do manejo dos animais, de forma a minimizar os problemas. Acima de tudo, tal verificação e acompanhamento deve ser feita periodicamente para identificação de defeitos, que podem ser originados do próprio uso do curral.

A melhor forma de identificá-los é caminhar pelas instalações, reproduzir os movimentos comuns de abertura e fechamento de porteiras, por exemplo. Dessa forma, é possível avaliar as condições de todas as estruturas dos currais e equipamentos utilizados no manejo.

É importante que durante tal avaliação, você observe as instalações na perspectiva que os animais enxergam as situações do cotidiano. Nesse sentido, procure pontos que podem ser causadores de problemas, tais como:

  • pregos expostos;
  • tábuas soltas nas passarelas;
  • pedras soltas sobre os pisos;
  • porteira que não abrem e/ou fecham;
  • cordas penduradas, que podem causar acidentes.

Algumas dessas situações além de serem causas mais comuns de acidentes. Ao mesmo tempo, aumentam o risco de machucar animais e ainda podem provocar acidentes com os trabalhadores. Ainda mais, os pontos críticos nas instalações são potencializados pelo manejo inadequado.

Quando o curral para gado tem uma boa conservação, em geral pequenos ajustes são suficientes para promover melhorias na rotina de trabalho. Por outro lado, estruturas desgastadas, demandam um alto investimento, por isso deve ser avaliado se é mais vantajosa a construção de um novo curral.

Planejamento qualificado para montar o melhor curral para gado

Com bom planejamento, é possível garantir aos animais fácil acesso ao curral, desde que a escolha do terreno seja bem planejada. Em outras palavras, o curral deve ter sua capacidade total calculada de acordo com a finalidade da criação do gado para a garantia de qualidade.

Um ponto importante sobre o planejamento e construção ideal do curral está relacionado ao estresse dos animais. Pois, uma instalação bem planejada fica livre de empecilhos indesejáveis.

Produtor rural, é fundamental que as instalações sejam trabalhadas para sempre facilitar o manejo, não permitindo que os animais se agridam.

Agora que você já conferiu algumas dicas sobre como montar o melhor curral para gado, que tal ficar por dentro sobre o manejo nutricional de gado de corte? Afinal, ele é um dos principais fatores que afetam a reprodução e a lucratividade de bovinos de corte.

Dê uma olhadinha nesse artigo: Manejo nutricional: 5 dicas para uma boa alimentação do rebanho

Já para você que almeja um conhecimento técnico e detalhado sobre o assunto veja essa dica de sucesso: 

Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte (Alimentos e Alimentação)

E ainda de brinde você pode conferir um super Guia Gratuito! Reunimos tudo que ninguém te contou e que vai aumentar (muito) seus resultados com sua criação de gado de corte, confira:

[GADO DE CORTE] Sua solução para não ter mais prejuízos!

Fonte: Grupo ETCO

  • 1.4K
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Artigos Relacionados