A rotina de um cavalo saudável no estábulo e no campo

 

A manutenção de um cavalo tem um custo elevado comparando aos animais de estimação tradicionais. Por isso antes de ter um cavalo deve-se decidir em que ambiente ele será mantido e ter certeza que está disposto a cumprir uma rotina rigorosa, incluindo no período de férias e mau tempo, necessária para a saúde mental e física do animal.

O cavalo mantido no estábulo é disciplinado e mantê-lo neste ambiente exige disponibilidade de tempo e bastante dedicação. O estabelecimento de rotinas é muito importante, sobretudo aquelas que dizem respeito à alimentação e exercício. Os cavalos usados em qualquer tipo de competição necessitam de ser mantidos no estábulo para que a sua alimentação, peso e exercício possam ser controlados. Isto não impede que possam ser mantidos num regime misto. A prática de um desporto implica que o cavalo não o faça de barriga cheia. Um cavalo que passe o tempo no campo come quando tiver fome, o que implica que o dono não sabe quando o animal está apto para ser exercitado.

As pessoas devem seguir a seguinte rotina para cuidar do cavalo no estábulo: pela manhã deve verificar o estado de saúde do cavalo; limpar o estábulo – remover as fezes; preparar uma nova cama; exercitar o cavalo ligeiramente; dar a primeira refeição do dia.  No período de tarde deve limpar o cavalo, prestando especial atenção aos cascos e dentes; exercitar o cavalo; dar a segunda refeição.

Quando se tem uma maior disponibilidade de tempo deve-se optar por dar quatro refeições ao cavalo, regendo-se pelas refeições dos humanos: pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar. O cavalo deve ser solto no paddock, o que lhe permite estar em contato com o seu ambiente natural. Deixar um cavalo demasiado tempo no estábulo pode provocar o aparecimento de vícios, comportamentos indesejáveis e por vezes prejudiciais, que dificilmente são eliminados.

As vantagens de um cavalo ser mantido no estábulo são: o cavalo está sempre pronto para ser montado; os cuidados com o pelo são menores; maior controle sobre o peso e exercício do cavalo. As desvantagens são: o cavalo aborrece-se facilmente, o que leva ao desenvolvimento de vícios; maiores custos – alimentação, manutenção do estábulo.

 Já o cavalo mantido no campo é um cavalo de passeio, um animal indisciplinado que pode sofrer variações de peso ao longo do ano, ganhando quilos na primavera e perdendo massa corporal no inverno. Apesar disso, é no campo que o cavalo se sente mais feliz, uma vez que é o seu habitat natural. No campo, o cavalo exercita-se por ele próprio e passeios regulares com os donos são suficientes. Contudo, manter cavalos no campo é muitas vezes sinônimo de negligência por parte dos donos. No campo, os cavalos necessitam efetivamente de menos atenção, mas devem na mesma ser controlados duas vezes por dia.

O cavalo é um animal que gosta da companhia dos seus pares. Se o dono pretende manter um cavalo no campo, o melhor será arranjar-lhe outro cavalo, pois a sua necessidade de companhia pode levá-lo a avançar para outras propriedades. Algo frequente é a utilização de outros animais de quinta para o manter acompanhado, tais como aves.

As pessoas devem seguir a seguinte rotina para cuidar do cavalo no campo: pela manhã doenças, cortes e outros problemas devem ser despistados; fazer a limpeza do cavalo; remoção das fezes do campo; exercício ligeiro. No período da tarde: dar suplementos e feno, caso a pastagem não seja suficiente; verificar o recipiente de água; escovar o cavalo.

As vedações do campo devem ser verificadas regularmente, bem como a remoção das ervas tóxicas para os cavalos. No Inverno, o cavalo deve ser alimentado duas vezes ao dia e os albergues devem ser limpos.
As vantagens de um cavalo ser mantido no campo: o cavalo está no seu meio natural; menores custos; menor tempo despendido. As desvantagens são: é também necessária à criação de áreas protegidas, que funcionam como abrigos nos meses de Inverno, estas áreas necessitam de limpeza diária; alguns cavalos não se dão bem ao ar livre e os de pele clara podem ter problemas com a demasiada exposição ao sol e os de peso médio, como é o caso da maior parte dos puro sangue, não tem uma proteção natural e eficaz contra o frio extremo; maior tempo de preparação antes dos passeios; manutenção do pasto e feno adicional.

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados