Primeiros socorros em bovinos: o que fazer em caso de emergências?

Quais-são-os-primeiros-socorros-em-bovinos
Quais são os primeiros socorros em bovinos

No dia a dia do campo é comum enfrentar muitas situações inesperadas e acidentes que exigem agilidade para evitar o agravamento do problema. Para quem lida diariamente com essa realidade, é fundamental ter conhecimento dos primeiros socorros em bovinos.

Você sabe o que fazer em caso de emergência com bovinos? Sabe reconhecer os principais sinais e sintomas para tomar uma decisão? Sabe o que fazer para evitar esses problemas? Não se preocupe! Nós podemos te ajudar!

Leia este texto até o final e entenda a importância dos primeiros socorros. Conheça também algumas medidas simples que podem salvar uma vida em casos de emergência. Confira!

Primeiros Socorros com bovinos

Assim como para os humanos, os primeiros socorros em bovinos tem como principal objetivo realizar os procedimentos de emergência, prestando assistência imediata, logo após um acidente ou mal súbito. Dessa forma, pode-se evitar que o problema piore até a chegada de um especialista ou transporte até o hospital veterinário.

Quando realizado de forma correta, essa prestação de serviço ajuda a salvar a vida do animal e consequentemente diminuir as perdas para o produtor, evitando prejuízos ou gastos desnecessários. Por isso, é tão importante estar preparado para agir em todas as situações.

Principais emergências com bovinos e como agir em cada caso

Intoxicação

A intoxicação do bovino pode acontecer por meio de envenenamento com ureia, ervas, plantas tóxicas, podendo muitas vezes causar acúmulo de gases no rúmen. Problema comumente conhecido como empanzinamento, que em alguns casos pode levar à morte rapidamente. Outro tipo de intoxicação acontece por picadas de animais como as cobras.

O que fazer: Se a intoxicação for por ureia, o recomendado é usar vinagre caseiro. Em caso de diarreia e vômito, o soro caseiro é muito indicado, pois evita a desidratação do animal, porém é apenas uma medida para evitar complicações. 

Já para o caso de picada de cobra ou raticidas, o ideal é tratar rapidamente com antídotos específicos.

Cortes e perfurações

Os cortes são muito comuns nos rebanhos que ficam soltos no pasto ou perto de cercas de arame farpado. No entanto, podem acontecer acidentalmente com qualquer rebanho. Dependendo da profundidade do corte e agravamento do ferimento, o animal pode perder muito sangue em pouco tempo e a hemorragia pode levar à morte.

O que fazer: O ideal é utilizar água potável e fria para limpar a ferida e panos limpos para estancar o sangramento. Receitas caseiras e alimentos como café ou açúcar devem ser evitadas, já que podem prejudicar ainda mais a ferida e dificultar o trabalho do veterinário. 

No caso de cortes ou perfurações profundos com exposição das vísceras, o cuidado deve ser redobrado para evitar a contaminação. Assim, evite o contato com as mãos ou com o solo. Já para os casos de sangramento forte, o recomendado é fazer um curativo oclusivo utilizando gaze, água fria e gelo, e mantendo a ferida sobre pressão para evitar a hemorragia.

Partos Complicados

Os partos de bovinos podem ser muito difíceis, por isso a ajuda imediata faz toda a diferença para garantir a sobrevivência da vaca e de sua cria.

O que fazer: verifique a lubrificação das partes moles e se for necessário fazer tração com o animal, não force muito para não prejudicar a vaca. A tração exige cautela e não deve ser feita por mais de dois homens. 

Alguns medicamentos também podem ser utilizados para ajudar nas contrações. Os cuidados devem continuar após o parto para evitar para eliminar a possibilidade de infecção da vaca e sua cria.

Parasitas

O controle de parasitas nos bovinos é muito importante para manter a saúde do animal e evitar prejuízos para o produtor com medicamentos e até mesmo mortalidade. Entretanto, é preciso muito cuidado para escolher o procedimento ideal e evitar intoxicação por dosagens incorretas.

O que fazer: Escolher o produto correto para evitar que os parasitas criem resistência, aplicar de maneira correta respeitando as instruções da bula e eliminar os parasitas presentes no pasto. Em caso de intoxicação acidental, utilizar antídotos específicos.

Em todos os casos o atendimento veterinário é indispensável para garantir a saúde e bem-estar do animal, pois, somente o profissional tem conhecimento específico para identificar corretamente o problema e definir o melhor tratamento. No entanto, os primeiros socorros em bovinos, quando conduzidos de maneira correta, ajudam a evitar que o sofrimento dos animais se prolongue e podem salvar vidas


Agora que você já sabe quais são os primeiros socorros em bovinos, quer aprender na prática como agir em situações emergenciais com bovinos a campo e salvar vidas? Então, você precisa conhecer o curso destinado ao aprendizado de todas as emergências relacionadas aos bovinos. Confira já e garanta sua vaga.

>>Curso de Primeiros Socorros em Bovinos

Fonte: Revista Agropecuária

Artigos Relacionados