Alimentação inadequada pode causar queda de pelo em cães e gatos

A queda de pelo é um problema comum nos animais de companhia. Existem vários fatores que influenciam o controle do ciclo de crescimento do pelo, dentre eles temos os fatores ambientais e hormonais. A queda por fatores hormonais é estacional, com muda na primavera de forma exuberante e muda mais discreta no outono.

Porém, cães e gatos podem perder pelo o ano todo, arrastando o período de queda o que faz com que os ciclos se encontrem. Isso ocorre porque estes animais expostos à luz natural estão sujeitos ao ciclo natural de muda, já os animais que passam a maior parte do tempo dentro de casa, expostos em temperaturas e luz quase constantes, perdem os pelos de modo constante durante o ano todo.

A alimentação inadequada, com utilização de razão de pouca qualidade, também pode ocasionar a perda de pelos durante todo o ano. A queda de pelo pode se enquadrar em três situações: animal normal com boa alimentação; animal normal com alimentação deficiente; dermotopatias específicas.

Para controlar a queda do pelo é necessário que seja oferecida uma alimentação de qualidade. A melhor forma de estimular a mudança de pelo é aumentar a frequência de banhos e da escovagem, na época certa.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados