Animais de estimação pode ter danos a saúde por ração vencida

Os médicos veterinários apontam que dicas simples podem garantir a qualidade da ração comprada para animais de estimação. A ração quando é comprada a granel o risco de estar com validade vencida é maior, já que geralmente não fica disponível a data da validade para os proprietários de animais. E a ração ainda fica em locais abertos, exposta ao contato com o ar, o que não é recomendado.

 O veterinário Paulo Mancuso alerta que um alimento vencido faz o animal ter perda da qualidade do pelo e pode resultar em problemas médicos graves como dor de barriga, intoxicação hepática e leões renais. Isso porque desenvolve bactérias e fungos.

 Uma fiscalização feita pelo Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP) recentemente revelou que 35% dos pets shops e agropecuárias vistoriadas no estado vendiam produtos irregulares.

Para garantir a qualidade do alimento é necessário que o local de armazenagem não tenha sol, nem umidade. Compre somente a quantidade de ração para um ou dois meses e não se esqueça de mantê-la bem fechada. O melhor é tirar metade da ração do saco e depois lacrá-lo. “Isso preserva os valores nutricionais da outra metade”, alerta o veterinário Alexandre Verlengia.Uma boa dica para comprar ração é de se verificar a limpeza do local e a apresentação dos produtos. É aconselhável ainda evitar comprar embalagens violadas ou com poeira, isso demonstra que o alimento foi mal armazenado.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados