Vale a pena investir na Aspiração Folicular em Bovinos? Saiba aqui!

Aspiração Folicular em Bovinos

A aspiração folicular em bovinos é uma técnica que vem ganhando cada vez mais destaque na área reprodutiva. Isso, porque ela é uma etapa muito importante da produção de embriões in vitro. Essa técnica é relativamente simples e pode ser muito vantajosa e lucrativa, quando bem realizada. 

Hoje, o Brasil é dono do maior rebanho comercial bovino do mundo, com 218,2 milhões de cabeças de gado, número que cresceu 1,5% em 2020. É também um dos maiores produtores de embriões bovinos, com uma geração maior que 350 mil produtos ao ano (dados de 2018 ). Por isso, investir em novas tecnologias para o melhoramento bovino é cada vez mais essencial. 

E você, já conhece bem a aspiração folicular em bovinos? Então você precisa dominar essa técnica e ampliar seu campo de atuação, investindo em uma área altamente valorizada. Leia este texto até o final e veja como isso é possível. 

Técnica de aspiração folicular em bovinos

A técnica de aspiração folicular em bovinos é guiada por ultrassom, e serve para fazer a coleta dos óvulos diretamente dos ovários das vacas doadoras. O procedimento é considerado simples e fácil de fazer, mas exige habilidade e conhecimentos técnicos da equipe responsável.

O ultrassom é muito importante para visualizar os folículos ovarianos e guiar o operador durante toda a operação. Depois de identificados, os folículos são penetrados com uma agulha ligada a um sistema de vácuo. Ela serve para aspirar o conteúdo líquido e consequentemente o óvulo.

Feito a coleta, os óvulos são rastreados, selecionados e envasados para envio a um laboratório. Lá é que serão produzidos os embriões. 

A aspiração folicular é a primeira etapa da produção de embriões in vitro, que depois envolve: Maturação Ovocitária in Vitro, Fertilização in Vitro, Cultivo in Vitro e Transferência dos Embriões para as receptoras (inovulação).

A cargo de conhecimento, a Fertilização in vitro é uma biotécnica que acelera a produção de animais geneticamente superiores. Assim como a Inseminação Artificial e a Transferência de Embriões, ela tem contribuído significamente para o melhoramento genético de bovinos leiteiros e de corte. O Brasil é, atualmente, líder mundial na produção de embriões por meio dessa técnica.  

Principais Vantagens

A principal vantagem da técnica de aspiração folicular em bovinos é ajudar a melhorar a genética do rebanho. Isso porque com ela, a vaca reprodutora pode produzir muitos bezerros no mesmo ano. Além disso, outras vantagens são:

  • Permitir melhor aproveitamento genético dos animais de qualidades superiores;
  • Aumentar a produtividade dos animais através da escolha dos acasalamentos;
  • Aproveitamento de animais jovens demais ou mais velhos que não seriam utilizados naturalmente para a prenhez;
  • Intervalo reduzido entre as coletas (mínimo de 15 dias);
  • Produz em média 8 embriões por sessão de aspiração;
  • Maior qualidade genética do embrião;
  • Maior resistência à criopreservação;
  • Aproveitamento dos eventos fisiológicos do animal;
  • Facilidade para comercialização do embrião;
  • Aumento na proporção de nascimento de fêmeas ou machos, que podem ser escolhidos de acordo com a necessidade do cliente.

Infraestrutura necessária

Para potencializar ainda mais o número de embriões de boa qualidade, é fundamental contar com mão de obra qualificada, investir em melhores condições de laboratório, campo, transporte, armazenamento e cultivo. Os manejos nutricional, sanitário e reprodutivo principalmente com as receptoras, também são fundamentais.

Propriedade

Uma equipe responsável e preparada para realizar os procedimentos de forma cuidadosa e assertiva, vai fazer toda a diferença. Sendo assim, todos os colaboradores precisam conhecer a fundo os processos da técnica e passar por treinamentos constantes.

A propriedade também precisa contar com uma estrutura básica, de curral e laboratório, para garantir segurança e eficiência nos procedimentos. O local deve oferecer segurança e conforto tanto para os animais como para a equipe.

Os animais vão ser medicados e manipulados nos currais, por isso ele precisa ser bem higienizado, calçado e coberto. Deve ainda contar com divisões para apartar os animais de forma fácil. Além de um bom tronco de contenção para que a aspiração folicular em bovinos seja realizada de forma precisa.

Higienização

Cuidados com a higiene devem ser redobrados nos laboratório ou sala de triagem, já que a manipulação dos embriões é feita por lá. Esse lugar pode ser pequeno, mas precisa ser bem iluminado, possuir pia, mesa, água e ser de fácil higienização (paredes e piso de azulejo).

Equipamentos

Quanto aos equipamentos, os principais são:

  •  Aparelho de ultrassom;
  • Guia de aspiração;
  • Sonda transvaginal;
  • Bomba de aspiração;
  • Lupa estereoscópica.

A melhor forma de dominar a técnica de aspiração folicular é investindo em capacitação de qualidade. Na Pós-graduação em Reprodução e produção de Bovinos, você aprende na prática a realizar tanto a aspiração Folicular como as demais biotécnicas reprodutivas essenciais para ter sucesso na área.

Com esse curso você vai ampliar seu campo de atuação em um mercado de grande potencial e em constante crescimento. Além de garantir uma boa remuneração por um serviço diferenciado. Para mais informações, clique no link abaixo:


Fontes: Revista Veterinária, Exame, Shop Veterinário.

Artigos Relacionados