Equipamentos e Infraestrutura Necessários para a FIV/OPU

A OPU compreende a obtenção dos óvulos diretamente do ovário das vacas doadoras com o auxílio de um equipamento de ultra-sonografia. Os folículos ovarianos visualizados no aparelho de ultra-som são penetrados com uma agulha ligada a um sistema de vácuo, aspirando o conteúdo líquido e com ele o óvulo. Estes óvulos coletados são rastreados, selecionados e envasados para envio a um laboratório para a produção dos embriões.

A técnica de aspiração folicular tem demonstrado ser muito promissora como alternativa para aproveitamento e multiplicação de material genético feminino, e seu uso a campo vem sendo cada vez mais difundido. Em contraste com superovulação convencional e coleta de embrião in vivo, a aspiração folicular guiada por ultra-som associada à técnica de fertilização in vitro pode ser aplicada em animais jovens, gestantes, vacas em lactação e animais de alto valor genético com patologias reprodutivas adquiridas.

Os principais equipamentos para a técnica de OPU incluem; ultra-som, sonda transvaginal, guia de aspiração, bomba de aspiração e lupa estereoscópica.

Para a correta execução dos trabalhos, é necessário que a propriedade tenha uma estrutura mínima que permita que os animais sejam medicados e manipulados de forma segura e eficiente. Basicamente, a estrutura requerida consiste em um curral para o manejo dos animais e um laboratório par a manipulação dos embriões.

O curral de manejo deve ser calçado e coberto, com divisões que permitam a fácil apartação dos animais e possuir um bom tronco de contenção individual para a aspiração das doadoras e se for o caso, a inovulação dos embriões. A correta contenção dos animais é fundamental para que o veterinário trabalhe com precisão no momento da aspiração dos folículos.

O laboratório ou sala de triagem dos oócitos deve ser um cômodo pequeno, com boa luminosidade, de preferência de paredes laváveis (azulejo ou tinta lavável), com pia, mesa e pontos de luz e água.

Outro ponto fundamental é a mão de obra da propriedade. Devemos sempre lembrar que, uma grande parte do nosso sucesso, dependerá da ajuda de colaboradores, assim, procure cercar-se de pessoas cuidadosas e responsáveis, treinando-as, de forma criteriosa, para que realizem, adequadamente, os procedimentos necessários.

Equipe CPT Cursos Presenciais Material Didático do Curso: Aspiração Folicular (OPU) para FIV

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados