Baias adequadas garantem conforto e consequentemente bom desempenho equino

Para o bem-estar equino é preciso ter cuidados na construção das baias, devendo conter quatro requisitos básicos: tamanho adequado, ventilação adequada ao clima, conforto específico ao animal e visualização de outros animais.

O tamanho ideal é de 16 m² (4 x 4m), o mínino pode ser de 3 x 4m. Com essas dimensões o animal pode se movimentar com liberdade, menores os animais ficarão desconfortáveis podendo ficar estressados, levando ao mal rendimento. Os cochos para alimentação podem ser colocados a uma altura de 30 a 60 cm e ter 20 cm de profundidade, para que os cavalos tenham fácil acesso. Porém, hoje os mais recomendados pelos médicos veterinários são os cochos feitos no nível do chão pois, permite que o animal reproduza o movimento natural de seu corpo enquanto come ou bebe água, alongando o pescoço e as costas, como se estivesse em liberdade. A água deve ser constante e sempre renovada. Cuidados que a sanidade do lugar evita contaminação por fungos, que podem causar doenças gástricas. O piso pode ser de cimento recoberto com serragem ou maravalha, ou pisos sintéticos, de borracha ou materiais plásticos. É muito importante que ele seja recoberto por uma cama macia e absorvente, de forma que o animal tenha condições mínimas de higiene e repouso. A limpeza também é essencial, evitando contaminações.

A circulação do ar pode ser feita por janelas ou mesmo um sistema de circulação de ar, como exaustores. Os equinos são animais sociáveis, não gostam de ficar isolado por isso é necessários que, a porta da cocheira seja dividida em dois segmentos que se abrem de maneira independente: a metade superior e a metade inferior da porta. O contato visual com o ambiente externo e outros animais também pode ser feito por janelas e grades.

Para a iluminação, o melhor tipo é a natural. A artificial só deverá ser utilizada à noite quando os tratadores forem alimentar os animais, os equinos enxergam bem com pouca luminosidade.

Saiba mais sobre procedimentos de primeiros socorros em equinos. Clique aqui.

O que fazer em caso de picadas de cobras em equinos? Saiba mais.

Como verificar os sinais de saúde dos equinos?

Equinos

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados