Por que avaliar a fertilidade de éguas regularmente?

fertilidade de éguas

Trabalhar com reprodução equina requer conhecimentos bem específicos a respeito da fertilidade de éguas, principalmente para quem busca mais eficiência. De maneira geral, a fertilidade é a capacidade do animal produzir crias vivas. Entretanto, o médico veterinário precisa ir além dessa ideia, e encontrar formas para que essa produção seja otimizada para um menor tempo, mantendo a saúde do animal, e uma boa lucratividade para o produtor.

Na espécie equina, as fêmeas são consideradas animais poliéstricos estacionais e seu ciclo reprodutivo é diferente de outras espécies, como veremos a seguir. Portanto, saber como avaliar a fertilidade de éguas é fundamental para ter o controle reprodutivo em uma estação de monta. 

Deseja saber mais? Continue a leitura e amplie seu repertório sobre técnicas de avaliação na reprodução equina. 

Como é o ciclo reprodutivo das éguas?

Antes de mais nada, o primeiro passo é conhecer o ciclo reprodutivo das fêmeas equinas. Como dito anteriormente, elas são consideradas animais poliéstricos estacionais, ou seja, podem apresentar repetidos cios em uma mesma época do ano – normalmente no final da primavera e início do verão devido à maior incidência de luz.

Os ciclos duram, em média, 22 dias, tendo três fases: estro, diestro e puberdade. Cada fase é distinta e a melhor maneira de fazer o monitoramento de cada uma delas é utilizando os métodos de avaliação.

Métodos para avaliar a fertilidade de éguas

De maneira geral, a fêmea demonstra alguns sinais de que está no período de estro, como: olhos brilhantes, cauda levantada, maior frequência de urina, movimento do clitóris, vulva inchada, além de relinchar para o macho. Todavia, a maneira mais assertiva de avaliar é através de exames.

Atualmente, os mais utilizados por médicos veterinários são:

  • Exame ginecológico
  • Palpação retal
  • Ultrassonografia

Explicamos brevemente cada um deles a seguir!

Exame ginecológico

O exame ginecológico é composto pela etapa de coleta de dados junto ao criados, seguida pela avaliação clínica e finalizada por exames laboratoriais. A primeira informação a ser obtida é a idade do animal, uma vez que a fertilidade da égua varia conforme sua faixa etária, sendo a idade ideal para a primeira gestação, por volta de 4. Lembrando que a idade reprodutiva se estende até até por volta de 15 anos. Em seguida, o médico veterinário deve se informar sobre o histórico do animal e o escore corporal. 

Na segunda etapa deve ser feito um exame da conformação perineal e a avaliação da genitália interna, ambos em busca de problemas físicos ou anatômicos que podem gerar dificuldades na reprodução. Por fim, os exames laboratoriais acontecem com a vaginoscopia, que permite avaliar possíveis causas de infertilidade da égua por meio da coleta de amostras. Nesse sentido são feitos exames de culturas microbiológicas e antibiograma, além de citologias uterinas.

Palpação retal

O outro método indicado para a avaliação da fertilidade de éguas é a palpação retal, é um dos principais, e mais básicos, procedimentos para quem quer trabalhar na área de reprodução. O objetivo é apalpar os órgãos que fazem parte do trato reprodutivo da fêmea equina, normalmente associado ao exame ginecológico.

Durante este exame são avaliados: útero, ovários, cornos uterinos, tubas uterinas e cervix. A palpação em éguas também pode auxiliar na avaliação de parte do intestino, rins, bexiga e outras estruturas próximas quando há necessidade.

Ultrassonografia

Por último, a ultrassonografia permite verificar o grau de edema uterino, a presença de líquido no lúmen uterino, mensurar folículos ovarianos e a presença do corpo lúteo, de maneira que se possa analisar o seu tamanho, forma e consistência por meio das imagens geradas pelo transdutor.

Vale reforçar que a ultrassonografia também pode ser utilizada no diagnóstico precoce da gestação bem como no acompanhamento de toda a prenhez. 

Importância de dominar as técnicas de ultrassonografia e palpação

Ser um especialista em reprodução equina exige conhecimento aprofundado em várias das etapas que envolvem a fertilidade de éguas. Talvez uma das mais indispensáveis seja a realização de exames.

Nesse sentido, dominar as técnicas de ultrassonografia e palpação retal permite adotar as medidas necessárias de manejo. Os métodos possibilitam acompanhar as etapas do ciclo estral, a presença ou não de alterações, diagnosticar gestação, monitorar pré e pós-cobertura ou inseminação e muitas outras vantagens.

Se você quer fazer parte do seleto grupo de médicos veterinários que detém conhecimento teórico e prático para a realização de palpação transretal em equinos de forma segura e eficiente, bem como a interpretação correta das imagens ultrassonográficas, conheça já os Cursos de Ultrassonografia e Palpação Retal em Equinos!

Fontes: OLIVEIRA, Joel Neves de; CPT Cursos Presenciais; Escola do Cavalo; VET Profissional;Shop Veterinário 1;Shop Veterinário 2.

Artigos Relacionados