Quer confeccionar baias para cavalos? Aqui você confere detalhes para uma estrutura básica

baias para cavalos

Criadores e proprietários hoje em dia se preocupam sempre com o bem-estar e segurança de seus animais e um fator que não poderíamos deixar de abordar seria as baias para cavalos.

Sim, isso mesmo! As baias são essenciais para a saúde do animal e aposto que você não deixaria seu cavalo exposto aos fatores externos da natureza (sol, chuva e ventos), não é mesmo?

É cada vez mais comum a procura por meios de confecção de baias mais simplificadas, principalmente por aqueles que possuem pequenas quantidades de animais em sua propriedade.

A baia é a casa do seu cavalo, então continue com a gente e fique por dentro de alguns detalhes que irão somar muito para alcançar ótimas estruturas e resultados.

Baias para cavalos

Alguns fatores que devem ser levados em consideração para poder remanejar outros quesitos que fazem a diferença na construção de uma baia.

– Raça do cavalo;

– Tipo de atividade desenvolvida pelo animal;

– Layout da baia;

– Materiais que serão utilizados;

– Disponibilidade de mão de obra;

– Investimento que será aplicado.

As baias devem oferecer uma possibilidade modesta para movimentação do animal e ter vantagens evidentes para animais que não são movimentados regularmente ou de maneira insuficiente. Já as dimensões se orientam segundo o tamanho e a utilização do animal.

Detalhes essenciais para uma estrutura básica

– Ventilação: o ar precisa circular de maneira uniforme, evitando assim que o local fique muito quente. A utilização de exautores pode ajudar muito, e a colocação das telhas específicas e aberturas na região superior das baias também pode influenciar bastante.

– Portas: é bom citar que essa deve ter dois segmentos de abertura, sendo um superior e outro inferior, aumentando a ventilação e facilitando ao animal colocar a cabeça para fora.

– Pisos: levando em consideração dois tipos, os permeáveis e impermeáveis. Deve observar suas características (natural, brita e bidim, carvão vegetal, concreto e borracha), visualizando sempre suas qualidades: não deve reter odor e umidade; fácil de limpar; antiderrapante, resistente a impactos e que ajude a diminuir a tensão nos pés e tendões do animal.

– Iluminação: A utilização de telhas translúcidas é uma ótima escolha por proporcionar uma iluminação natural, reduzindo os gastos com a iluminação artificial.

– Cochos: A implementação dos cochos automatizados vem sendo uma revolução para muitos criadores de equinos, eliminando o transtorno de reposição de alimentos e principalmente de água. Esse detalhe tem um alto índice de higiene e durabilidade, sendo os de alumínios a escolha principal de muitos.

– Conforto: a escolha da cama visando o conforto e descanso do animal.  Esse último fator está estritamente ligado à escolha do piso e a dimensão da baia, merecendo uma atenção especial para contribuir a saúde do animal.

Todos os detalhes acima devem ser mensurados e o processo de construção deve ser acompanhado por profissionais capacitados no assunto, poupando tempo e dinheiro.

Quer ir além? 5 dicas para se evitar prejuízos indesejáveis

1ª: Contrate um arquiteto especializado no assunto para auxiliar no planejamento eficiente das instalações.

2ª: Levantamento de todo o material que será utilizado é essencial, assim você saberá em que é necessário investir.

3ª: Mão de obra qualificada influencia no desempenho e economia de tempo para desempenhar outras tarefas.

4ª: Saiba aproveitar cada centímetro disponível, isso faz uma grande diferença para seus cavalos e funcionários.

5ª: A avaliação da área do terreno em que será construída a baia é essencial para garantir melhor acesso e evitar danos não desejáveis (acúmulo de água da chuva, acidentes envolvendo veículos e animais, etc.).

Agora que você já está por dentro do assunto que tal ampliar um pouquinho mais seu conhecimento sobre a criação de cavalos?

Não sei se você sabe, mas uma baia adequada influencia até mesmo no desempenho reprodutivo do cavalo.

E por isso nós trouxemos outro conteúdo para auxiliar ainda mais no sucesso a campo com equinos:

Ebook: Como Atingir a Eficiência na Reprodução Equina

Ah! Outra coisinha.

Já que você estará investindo em uma qualidade de vida melhor para seu animal na confecção de baias, que tal saber agir em situações emergenciais que envolvem muitas vezes decisões rápidas?

Basta conferir essa oportunidade que irá somar muito na sua rotina com equinos: Primeiros Socorros com Equinos

 

Fontes:

Arquitetura Equestre

Escola do Cavalo

Artigos Relacionados