Border Collie: raça de cachorro muito inteligente e com grande potencial para o trabalho pastoreio!

O cão da Raça Border Collie é originário da fronteira entre a Inglaterra e a Escócia. É uma excelente raça para ser usada como pastoreio pois, tem aptidão e é fácil de ser treinado, o custo de manutenção é baixo e a única exigência é a qualidade na alimentação.

Dedicada, obediente, inteligente, visão aguçada, coragem de caçador, esperta e rápida no aprendizado de tarefas a raça tem grande potencial para lidar com criações e disposição para agrupar e conduzir animais com bastante agilidade.  A raça é adaptada a trabalhar em terrenos diferentes, desde pistas de laço e pastagens até locais de difícil acesso, com brejos e topografia irregular. O Border Collie é um excelente pastoreio de ovelhas e bovinos.

O Border Collie também é um bom animal de companhia, bom para a prática de esportes e competições de agility. Por ser dócil, amigo, gostar de crianças, ser fiel e devotada ao dono, é fácil de criar, seja em residências, chácaras, sítios ou fazendas. Rústico e cheio de energia, o cão não demanda cuidados especiais com saúde, apenas vacinas e vermífugos de rotina. 

Como pastoreios é importante que seja procedente de linhagem de exemplares valentes e apresente “força no olhar”, expressão comum entre os criadores da raça para a capacidade de domínio do cão no manejo de grupos de animais.

O Border Collie vive aproximadamente 14 anos e algumas considerações devem ser observadas em antes de sua aquisição: preferência a exemplares com pedigree ISDS (International Sheep Dog Society), irmãos ou filhos de vencedores de provas de pastoreio credenciadas pela entidade; filhote, ele deve ser saudável e ter, pelo menos, 60 dias de vida, já vacinado e vermifugado; existem rações específicas para cada fase de desenvolvimento, leve em consideração a qualidade do alimento, quando filhote, forneça ração ao cão três vezes ao dia e passe para uma vez na idade adulta, disponibilize água fresca e de boa qualidade o dia todo.  A raça possui versatilidade e tolerância a alterações de temperatura. No entanto, a atividade do cão torna-se restrita em local onde possa ser atingido o calor extremo. A raça tem boa adaptação ao clima subtropical. 

Um cão da raça adulto custa em média R$ 5 mil, e um filhote R$ 1,5mil. O investimento é compensatório pela qualidade do animal na prestação do serviço.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados