Cirúrgica colocefalectomia de fêmur em pequenos animais

Como o crescimento do número de pequenos animais com o cães e gatos, e todos os cuidados destinados à saúde e bem estar do animal, os médicos veterinários tem-se aprimorado nas mais diversas áreas, buscando maiores conhecimentos de técnicas que possam auxiliar nos tratamentos destinados a eles.

 

Uma das técnicas cirúrgicas realizadas em pequenos animais está a colocefalectomia de fêmur, a técnica consiste na extirpação da cabeça do fêmur, fazendo uma secção na região do colo femoral, e reestabelecendo a movimentação e funcionalidade do membro afetado. A técnica é utilizada em casos de luxação coxofemoral, em casos de displasia coxofemorais graves, necrose asséptica de cabeça de fêmur, luxações recorrentes e afecção articular degenerativa. Em casos específicos de luxação coxofemoral, o procedimento só será realizado se não houver possibilidade da reconstrução anatômica através da técnica de colocação do pino em cavilha.

 

O procedimento cirúrgico é realizado depois de exames apurados com a radiografia, que visam detalhar o problema observado antes que se faça qualquer interferência cirúrgica. Com o procedimento, podem ocorrer sequelas pós-operatórias como o bloqueio articular, atrofia muscular e encurtamento do membro, assim a fisioterapia é indicada na recuperação do paciente. 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados