Como prevenir doenças nos pets?

A relação de namoro entre os pets pode ocorrer apenas uma vez e durar uma vida inteira, a diferença é que nem sempre os companheiros são do sexo oposto. Muitos animais têm uma relação de carinho com os outros animais que vivem no mesmo local que ele independentemente se é do sexo oposto ou mesma raça.

Se por algum motivo um é separado do outro,é comum que algum deles apresente sinais de tristeza e depressão, pois a companhia vale mais do que o acasalamento em si. Este quando acontece os donos devem estar atentos aos cuidados que devem ser tomados. Antes de ocorrer o acasalamento é bom saber como anda a saúde do animal, evitando que possíveis doenças sejam transmitidas.

É comum o contágio por brucelose nos cruzamentos de cães, que causa vários problemas de saúde, além do aborto em fêmeas. Já nos gatos a maior ameaça é a transmissão da Aids felina (FIV), não é transmissível à  humanos, mas que causa imunodeficiência em gatos e todos os sintomas em consequência disto.

Outro fator a ser observado na hora do cruzamento é o tamanho dos animais, porque pode existir perigo se colocar um macho muito grande com uma fêmea muito menor o filhote gerado pode ser grande, dificultando o parto ou ate mesmo levando à fêmea a morte.

Para o acasalamento dos cães o ideal é que só ocorra a partir do terceiro cio, mais ou menos aos 18 meses de idade da fêmea, os machos podem cruzar a partir dos oito meses. Já as fêmeas do gato só devem começar a acasalar depois de completar um ano de idade sendo importante respeitar o intervalo de pelo menos um cio de descanso antes de uma nova gestação, tanto em cães quanto em gatos.

Muitas vezes os gatos forçam o cruzamento, e a fêmea pode ter ovulação induzida. Gatas que convivem com machos tendem a ficar mais vezes no cio e acontece também, mesmo não convivendo, entrar no cio simplesmente por estar na presença de um macho.

Também não é saudável à saúde dos animais a indução do acasalamento sem o objetivo da procriação e a prevenção da prenhez é indicada pela cirurgia de ovário-histerectomia, ou seja, a castração.

E é sempre bom procurar um profissional habilitado que possa instruir nos cuidados a serem tomados em relação à saúde dos pets.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados