Como treinar os pets a fazer as necessidades no local correto

Ao contrário do que algumas pessoas pensam esfregar o focinho do animal em sua urina, não o fará aprender a usar o local escolhido pelo dono para tal finalidade. Pelo contrário, o animal pode ficar com medo e começar a fazer as necessidades em lugares errados só para chamar atenção do dono.Aproveitando essa carência do animal, o dono deve valorizar o xixi correto, recompensando-os com petiscos e fazendo festa para quando o animal faz no local certo.

Quando filhotes os animais ainda não conseguem segurar o xixi por muito tempo. Assim, é preciso levar o animal ao local escolhido (banheiro que pode ser um jornal, caixa de areia e outros) de hora em hora, especialmente depois de acordar, comer ou beber água.

É preciso colocar o animal em cima do local e esperar por alguns minutos, e quando ele fizer dar-lhe um petisco,fazer festa,pegá-lo no colo por alguns minutos

Os animais costumam não fazer as necessidades onde comem e dormem, por isso é muito importante saber dispor os objetos. O banheiro pode ficar em um cômodo mais afastado e o local de dormir e comer mais próximo de onde tem pessoas, o animal se sentirá mais seguro e feliz. Também é bom colocar várias opções de banheiros pela casa nesta fase inicial, para dar maior chance do animal acertar e ser recompensado.

As repreensõessó devem acontecer quando o animal já sabe onde é o local correto para fazer as necessidades (quando o animal acerta a maioria das vezes). As repreensões podem ser por spray de água ou fazer barulho chacoalhando uma lata com moedas na hora em que o animal estiver fazendo em local errado.

É importante que o dono tenha bastante paciência durante todo o processo de aprendizagem do animal.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados