Confinamento de bovinos abre novos modelos de negócio

Durante os períodos de escassez de pastagem, na estação seca do ano e entressafra de boi, os confinamentos são acionados. Neste período os piquetes dos boitéis ficam lotados de gado de corte para terminação que é feita de 60 a 70 dias após serem confinados e alimentados com dieta concentrada.

Os confinamentos podem suprir também outras necessidades dos pecuaristas, como demonstra o Malibu Confinamento, cujas Unidades I (Castilhos-SP) e II (Campo Grande-MS) atentam para novos serviços.

Flávio Figueiredo, analista de negócios do Malibu, aponta que a  recria de bezerros e a engorda de vacas paridas em confinamento já é bastante utilizada em Malibu. A vantagem em fazer uso deste serviço é que a vaca produz mais leite, desmama o bezerro mais pesado e depois disso é terminada e abatida. Os bezerros remanescentes podem ser terminados até como superprecoces. “Teve um caso de sucesso que o cliente trouxe os bezerros e deixou 120 dias em confinamento. Eles tiveram um ganho de peso diário médio de 1,98 kg e foram para abate com um pouco mais de onze meses de idade”, contou Figueiredo.

O confinamento auxilia também na reprodução bovina. Outro modelo de negócio é o de engorda de tourinhos para venda. O cliente envia os animais e deixa em exposição permanente para mostrá-los aos interessados em adquiri-los. “De repente, tem um tourinho dentro de um piquete e, em outro espaço, dá para colocar bezerros dele em engorda para demonstrar o desempenho no cocho”, recomenda Figueiredo.

A alta no preço das commodities, causada principalmente pela seca nos EUA, não afetou o valor da diária por cabeça. A Malibu travou o preço no mercado futuro e somente agora, após o fim dos estoques iniciais, poderá haver reajuste. Até o início da segunda semana de setembro de 2012, o Confinamento Malibu abrigava aproximadamente 17 mil animais. Somados os animais confinados no ano, são aproximadamente 33 mil cabeças. Conforme informa Flavio Figueiredo a projeção é fechar o ciclo com 50 mil animais de corte abatidos.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados