Cuidados com os cães e gatos no verão

 

No verão é necessário ter cuidados extras com a saúde de cães e gatos. Nesta época do ano a atenção quanto a parasitas, água fresca e alimento, devem ser redobradas. Keila Regina de Godoy, veterinária do PremieR pet,  destaca algumas atitudes simples que podem deixar os dias quentes mais agradáveis para seu animal de estimação e evitar problemas.

Fatores climáticos como, por exemplo, as altas temperaturas, umidade elevada e mudanças na rotina favorecem a proliferação de pragas e parasitas. Estes fatores podem contribuir negativamente para a saúde e bem estar dos pets.

 A veterinária Keila explica que a água tem um papel fundamental “por ser vital para a regulação da temperatura corporal, no verão ocorre um aumento espontâneo do volume consumido e uma atenção especial deve ser dada à quantidade disponível para cães e gatos”.

Como referência prática, os animais de estimação precisam receber, no mínimo, cerca de 60 ml de água por quilo de peso corporal/dia. “Um animal de cinco quilos, por exemplo, deve ter disponível por dia no mínimo 300 ml de água limpa e fresca”, completa a veterinária.

Os bebedouros devem estar na sombra, pois o animal tende a se recusar a tomar a água se estiver aquecida. Um cuidado especial deve ser dado aos cães que gostam de brincar com a água, como os cães da raça Labrador e Golden Retriever, pois podem derrubar a vasilha e passar o dia todo sem ter o que beber. Nestes casos, pode-se contornar o hábito recorrendo a vasilhas pesadas ou a bebedouros fixos (o mais ideal) que não possam ser arrastados ou tombados.

 É recomendável bebedouro automático para cães que ficam longos períodos sozinhos, para garantir um suprimento contínuo de água.   A ingestão de água de piscina deve ser evitada, pois as substâncias químicas presentes, como altas quantidades de cloro, podem provocar indisposições gastrointestinais.

No caso dos gatos, manter bebedouros em todos os locais por onde mais circulam ou manter uma fonte de água corrente. Essas formas de manejo incentivam a ingestão hídrica que é essencial para a hidratação e saúde do trato urinário do gato.

Os passeios e exercícios ao ar livre devem ser feitos nos horários mais frescos do dia para evitar fadiga, queimaduras nos coxins (almofadinhas das patas) e desidratação. Sempre nos passeios mais longos, ofertar água durante o percurso e depois do término.

 No caso de passeios de carro, deve-se manter o veículo bem ventilado ou com o ar condicionado ligado e nunca deixar o cão dentro do carro com os vidros fechados e exposto ao sol. Cães e gatos não conseguem transpirar e rapidamente podem sofrer um quadro de aumento agudo da temperatura seguido de morte.

 A veterinária explica ainda que: “A alimentação também merece cautela, pois no verão é comum ocorrer uma alteração no padrão alimentar devido à diminuição do consumo pelo calor Pode-se evitar isso oferecendo o alimento nos horários e locais mais frescos do dia, sempre à sombra. Este manejo é particularmente importante para os animais com problemas cardíacos ou respiratórios e, ainda, os obesos, pois as altas temperaturas aumentam o desconforto respiratório e costumam levar à perda de apetite”.

Nos casos de viagens ou hospedagens, o alimento habitual que o cão ou gato consomem deve ser mantido, pois mudanças bruscas na alimentação podem promover alterações gastrointestinais.

Outros cuidados importantes são: passar protetor solar nas pontas das orelhas e focinhos dos cães e gatos que possuem pelos brancos e pele clara (utilizar produtos adequados); reforçar a proteção contra pulgas, pois se proliferam muito nesta época do ano, infestando facilmente o animal e o ambiente, promovendo grande desconforto, alergias e transmitindo doenças; secar muito bem após o banho as regiões de dobras da pele, pois muito calor junto da alta umidade podem agravar problemas de pele nas raças como Bulldog e Shar Pei. 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados