Custos da Brucelose

A Brucelose é uma doença que pode causar perda econômica de até 20% da produção bovina de corte de um país. Além disso a condição de soropositivo compromete a capacidade de exportação para outros países. Outras áreas da pecuária afetadas pela Brucelose são:

* Perda de até 15% na produção de bezerros devido a abortos * Perda de vacas devido a metrite * Sacrifício de vacas de alto valor econômico que são vendidas para o abate

* Aumento do intervalo entre lactações devido à infertilidade temporária

  • Interferência com programas de cruzamento
  • Decréscimo na produção de leite
  • Infertilidade temporária ou permanente

Os Estados Unidos da América Os EUA sofrem com os mesmos problemas enfrentados por outros países em todo o mundo. O custo da Brucelose nos Estados Unidos é de 30 milhões de dólares por ano. Brasil Em animais infectados, o aborto, a infertilidade temporária ou permanente podem causar diminuição de 50% da produção de bezerros. Desta forma, os índices de fertilidade na propriedade acometida estarão diminuídos. O animal contaminado tem perda de 20 a 25% na produção de leite e de 15% na produção de carne. A brucelose afeta todas as espécies animais inclusive o homem. No homem, é considerada uma doença ocupacional, sendo o grupo de maior risco composto por Médicos Veterinários, inseminadores, vacinadores, fazendeiros, peões e operários de matadouros. No homem a brucelose causa febre intermitente, fraqueza, perda de peso, epididimite e orquite, dores abdominais e artrites.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados