Vale a pena fazer uma especialização em Reprodução Equina?

especialização em Reprodução Equina

O uso constante de novas tecnologias vem possibilitando o melhor aproveitamento dos equinos, o que tornou possível acelerar o aprimoramento das raças aumentando a rentabilidade do produtor. Sendo assim, uma especialização em reprodução equina pode ser fundamental para que o médico veterinário esteja preparado para colaborar com o desenvolvimento dos animais de forma segura e eficiente. 

Isso porque, hoje o profissional que deseja trabalhar e se destacar nesta área precisa conhecer as particularidades anatômicas e fisiológicas dos equinos, saber aplicar os manejos nutricionais e sanitários de forma adequada e compreender as possibilidades e funcionamento das biotecnologias reprodutivas.

Se ainda tem dúvidas se vale ou não a pena fazer uma especialização em reprodução equina, leia o texto completo e veja as dicas que preparamos para você.

O mercado de reprodução equina

Atualmente o plantel brasileiro conta com mais de 6 milhões de animais e a equinocultura movimenta mais de R$ 16 bilhões por ano no país, sendo a área da reprodução uma das principais responsáveis por estes números.

Pode-se dizer que a reprodução equina faz parte de um mercado de luxo, afinal quem cria cavalos quer o melhor para seus animais e está disposto a investir altas quantias. Contudo, é também um público altamente exigente.

Como a criação de equinos vem crescendo no Brasil, consequentemente o mercado de reprodução vem tendo uma crescente demanda por profissionais especializados e com boas qualificações. 

Quem opta por essa área insere em um mercado restrito, altamente valorizado e pode ter a certeza de sempre encontrar serviços com elevada rentabilidade. Afinal, o mercado está em alta, mas carente de especialistas.

Especialização em reprodução equina

A área de reprodução equina é bastante valorizada e lucrativa, porém demanda muito conhecimento e responsabilidade. 

Dessa forma, o aprimoramento constante ou uma especialização em reprodução equina é fundamental para adquirir conhecimento das novas técnicas que surgem a cada ano. Além disso, se manter atualizado sobre cada uma delas, como empregar essas biotecnologias a campo e também para maximizar os resultados de forma eficiente.

Muitas técnicas são utilizadas no processo reprodutivo e nem sempre o profissional está apto para realizá-las com precisão e eficiência. Entre as principais estão:  

  • Palpação Retal;
  • Ultrassonografia;
  • Exame Andrológico:
  • Seleção de matrizes e garanhões;
  • Avaliação Reprodutiva;
  • Inseminação Artificial;
  • Coleta e Armazenamento de Sêmen;
  • Transferência de Embriões.

Veja a seguir algumas possibilidades de capacitação na área e que são oferecidas pelo CPT Cursos Presenciais.

Cursos de Ultrassonografia e Palpação Retal em Equinos

A palpação retal ou transretal é um dos exames básicos e essenciais para quem quer trabalhar com reprodução de equinos. Mas para utilizá-lo de forma segura é preciso conhecer amplamente a anatomia interna do animal, já que consiste em introduzir a mão e o braço no reto para avaliar os órgãos e estruturas. 

É utilizada em atendimentos clínicos ou para avaliar o trato genital dos animais, para verificar as condições de saúde interna ou identificar gestação e o nível de desenvolvimento do feto.

A ultrassonografia na reprodução equina é um método de diagnóstico por imagem que permite identificar a gestação precoce do animal, gerando diversos benefícios para o produtor. 

Com ela é possível identificar o sexo, observar as condições de saúde do feto e da égua, realizar a sexagem fetal e a avaliação do desenvolvimento embrionário. Além de ser muito útil na aplicação de biotécnicas reprodutivas.

A ultrassonografia aliada ao exame de palpação retal permite uma melhor visualização e interpretação das alterações que ocorrem nos ovários e no útero ao longo do ciclo estral da égua e do período gestacional. Sendo assim, o médico veterinário pode ter segurança na tomada de decisão em momentos importantes.

Esses cursos tem como objetivo oferecer aos estudantes de Medicina Veterinária e profissionais formados conhecimento teórico e treinamento prático para a realização desses métodos de forma segura e eficiente, seguindo todos os procedimentos necessários.

>> Clique aqui e saiba mais sobre esse treinamento prático.

Curso de Coleta de Sêmen e Inseminação Equina

Hoje a a Inseminação Artificial é a biotecnologia com maior impacto na reprodução equina para melhoramento genético do plantel. Sendo assim, o profissional deve estar devidamente preparado para realizar a coleta de sêmen e a inseminação equina.

Essas duas técnicas são indispensáveis para potencializar a reprodução, mas para isso a coleta de sêmen precisa ser realizada com qualidade, a fim de adquirir maior precisão e eficácia no procedimento, obtendo melhores resultados. Além disso, é necessário dominar os métodos de IA em equinos, seus objetivos e vantagens, a infraestrutura e equipamentos necessários para a inseminação. 

O curso de coleta de sêmen e Inseminação equina têm por objetivo oferecer conhecimento teórico e treinamento prático para a realização das técnicas a campo de forma atualizada e de acordo com as exigências do mercado. Essas capacitações são indicadas para estudantes da medicina veterinária e veterinários formados.

>> Clique aqui e saiba mais sobre esse treinamento prático.

Curso de Exame Andrológico em Equinos – manipulação, avaliação e criopreservação de sêmen

Na seleção dos animais para a reprodução, um passo indispensável para a eficiência é a realização de um bom exame andrológico. Quando bem feito, é possível potencializar os resultados do melhoramento genético do plantel e evitar prejuízos com machos inférteis ou subférteis. 

Neste tipo de curso o aluno tem a oportunidade de conhecer os principais métodos de coleta e avaliação do sêmen de garanhões. Além disso, fica apto para realizar o transporte do sêmen com segurança, fazer o seu resfriamento da forma correta e entender como é feito seu congelamento, preservando as suas características morfológicas. 

>> Clique aqui e saiba mais sobre esse treinamento prático

Curso de Transferência de Embriões em Equinos

A Transferência de Embriões (TE) é uma biotecnologia reprodutiva que consiste em produzir embriões de matrizes reprodutoras de alto padrão genético. 

A TE é uma importante ferramenta para o melhoramento genético, e uns dos ramos da medicina veterinária que gera maior volume de serviços para os médicos veterinários que atuam na área de equinos. Afinal, ela contribui ainda para aumentar o número de nascimentos com sucesso. 

Porém, a técnica é pouco difundida e poucos profissionais encontram-se atuando de forma bem sucedida, em relação à demanda potencial do Brasil.

A especialização em Transferência de Embriões  em equinos tem o objetivo de oferecer o aprendizado da técnica por meio de um treinamento teórico-prático transmitindo os conhecimentos sobre os principais aspectos da fisiologia reprodutiva de equinos, os protocolos de superovulação de doadoras e sincronização de receptoras. Além da realização das técnicas de coleta e inovulação de embriões dentro de um programa de TE em Equinos.

>> Clique aqui e saiba mais sobre esse treinamento prático

Pós-Graduação em Reprodução em Equinos

Para os profissionais formados que desejam se qualificar desenvolvendo pesquisas e ainda ter segurança na prática, a Pós-Graduação em Reprodução em Equinos da CENVA é uma excelente opção. 

Com ela você aprende sobre o panorama geral da equideocultura, a anatomia, fisiologia e sazonalidade reprodutiva da fêmea, além de:

  • Foliculogênese e hormonioterapia;
  • Fertilização, placentação e gestação;
  • Exame ginecológico via palpação transretal;
  • Diagnóstico ginecológico e gestacional;
  • Ultrassonografia modo brilho e doppler para diagnóstico;
  • Citologia, biópsia e cultura no diagnóstico ginecológico;
  • Obstetrícia e cirurgias obstétricas;
  • Neonatologia e interpretação dos exames clínicos;
  • Exame andrológico;
  • Biotecnologias do sêmen;
  • Hormonioterapia;
  • Inseminação Artificial;
  • Transferência de embriões;
  • Aspiração folicular;
  • Programa de iluminação artificial;
  • Seleção e manejo adequado de doadoras e receptoras de embriões;
  • Ética profissional, relacionamento com o proprietário e esquemas de cobrança;
  • Dia a dia do profissional de campo.

Com uma boa especialização em reprodução equina você pode ampliar sua clientela, ajudar os produtores a alcançar maior produtividade e se tornar referência, elevando assim sua lucratividade.

Se você busca por um conhecimento aprofundado na área e deseja ganhar destaque profissional, conheça o Cenva Pós-Graduação em Reprodução de Equinos

Fontes:

Compre Rural, Shop Veterinário, Nutritime

Artigos Relacionados