Exames laboratoriais veterinários: a importância de investir na formação especializada

Exames laboratoriais veterinários

Os exames laboratoriais veterinários vem sendo cada vez mais procurados por aqueles que se preocupam com seus pets ou animais de produção. Hoje, é possível perceber que o mercado de análises clínicas é bastante promissor já que, quando o assunto é saúde dos animais as pessoas estão cada vez mais exigentes.  

Os diversos exames realizados nos laboratórios são de suma importância para identificar as patologias que acometem os animais. Além disso, podem ser usados para ajudar a evitar doenças, identificar enfermidades, acompanhar tratamentos e até mesmo para realizar diagnósticos precoces.

Veja a seguir alguns tipos de análises clínicas que ajudam os profissionais a monitorar a saúde dos animais. Leia até o final e descubra também porque é rentável investir em laboratórios veterinários e na formação especializada. 

Exames laboratoriais veterinários:

Uroanálises

A uroanálise, ou exame de urina, é um dos exames mais realizados em laboratórios. Isso pois é rápido, simples, fácil de coletar, possuir baixo custo e fornecer diversas informações como de patologias renais, extra-renais e do trato urogenital. Nesse sentido, as doenças mais comuns identificadas por esse exame são:

  •  diabetes;
  •  hepatopatia;
  •  tumores da bexiga;
  •  infecções;
  •  inflamações;
  •  insuficiência renal;
  •  lesão tubular.

Como obter a amostra: o mais indicado é colher a primeira amostra matinal, já que ela é mais concentrada e também livre de influências de exercícios físicos e alimentação.

Parasitológico de fezes

O exame parasitológico de fezes também é bastante comum nos laboratórios, pois, ajuda a identificar doenças e realizar um tratamento eficiente. É de grande importância para detectar a presença de verminoses e protozoários. Enfim, o tipo de parasito que está acometendo o animal e geralmente causando doenças intestinais, como giardíase e isosporose. 

Como obter a amostra: colher uma pequena porção de fezes recém-expelida e que não entrou em contato direto com o solo, ou introduzir um coletor no reto. O ideal é colher a amostra em diferentes dias e enviar imediatamente para o laboratório para um diagnóstico mais preciso. 

Parasitológico de pele e pêlo

O exame parasitológico de pele e pêlo é usado principalmente para verificar a presença de fungos, infecções bacterianas e ácaros, como no caso de sarnas. Também pode ser realizada a cultura do pêlo para facilitar o tratamento ao identificar o patógeno responsável pela lesão.

Como obter a amostra: realizar uma raspagem cutânea das periferias da lesão. Enviar o pêlo e as crostas para o laboratório para obter a constatação do fungo.  

Citologia

O exame citológico é indicada para diferenciar processos inflamatórios crônicos ou agudos e neoplásicos benignos e malignos.

Como obter a amostra: pode ser obtida por raspagem, coletando fragmento do órgão a ser analisado, ou usando uma seringa com agulha para aspirar o material. 

Identificando a necessidade de realizar exames laboratoriais veterinários

É muito importante ficar atento aos sinais que indicam anormalidade no comportamento do animal, para saber o momento certo de realizar os exames. Os principais sinais são: 

  • Falta de apetite
  • Cansaço
  • Fraqueza
  • Inquietação
  • Tremores
  • Vômito
  • Diarréia
  • Sangue nas fezes
  • Dificuldade para defecar
  • Perda de peso
  • Prurido perianal
  • Ruído na respiração ou Dificuldade de respirar

Porém, é preciso enfatizar que os exames laboratoriais veterinários são essenciais na rotina médica, sendo fundamentais para ajudar na prevenção de doenças, assim como no diagnóstico precoce para facilitar a busca pelo tratamento ideal.

A recomendação é que os exames de rotina sejam realizados mesmo quando o animal não apresenta nenhum sintoma diferente. Fazendo os exames regularmente, muitos complicações podem ser evitadas e a chance de cura aumenta consideravelmente.

Porque investir em laboratórios veterinários

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Pet Brasil, o Brasil possui atualmente cerca de 139,3 milhões de animais de estimação. Os números mostram que as pessoas estão cada vez mais buscando um animal de estimação para companhia. 

Junto a elas, outros milhares de criadores de animais de produção querem também que seus animais recebam o melhor atendimento e não medem esforços para isso. Por isso, atualmente é possível perceber um grande aumento na procura por profissionais que saibam identificar e interpretar todos os tipos de exames, para oferecer o melhor cuidado possível. 

Diante dessa situação, fica evidente que o mercado veterinário está em expansão e exigindo profissionais cada vez mais preparados para usar esse recurso de forma eficiente e precisa.

Agora que você já conhece os benefícios e a importância dos exames laboratoriais veterinários, que tal aprender como realizar os principais exames parasitológicos de pele e fezes e as citologias básicas presentes em patologias que acometem os animais? 

Clique no link a seguir e conheça:

Curso de Realização e Interpretação de Exames Laboratoriais: Parasitológicos de Pele e Fezes, Uroanálises e Citologias básicas.

Fonte:  Instituto Pet Brasil e Laborvet

Análises Laboratoriais

Atualizado em: 2 de janeiro de 2020

Artigos Relacionados