Exportação recorde de carne bovina

O Brasil tem grande participação no comércio internacional, e a exportação de carne bovina cresce a cada ano. De acordo com o Ministério da Agricultura, até 2020, a expectativa é uma produção nacional de carne, bovina, suína e de frango que suprirá 44,5% do mercado mundial.

O Brasil lidera o ranking de maior exportador de carne bovina do mundo desde o ano de 2008. Em 2013 as exportações devem alcançar um recorde de 6 bilhões de dólares, o aumento das vendas inclui os países do Oriente Médio e Ásia, a perspectiva da exportação é tanto em volume como em receita. Em 2012 o país registrou receita recorde de 5,8 bilhões de dólares.

A alta vem depois da ratificação do status sanitário na Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), depois que alguns países embargaram as exportações da carne bovina após a descoberta de morte de um animal com encefalopatia espongiforme bovina (EEB), mais conhecida como mal da vaca louca. A OIE confirmou a classificação do Brasil como "risco insignificante" para a EEB em maio e as negociações foram retomadas. O Brasil também se torna grande concorrente devido aos baixos preços, se comparado a mercados como os Estados Unidos e Austrália. 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados