Farmacologia veterinária e sua evolução

Área em evolução a farmacologia veterinária tem passado por grandes avanços na busca de medicamentos cada vez mais seguros e eficazes para uso no tratamento das mais variadas moléstias que acometem os animais. Ela evoluiu juntamente com a necessidade de se comprovar a eficiência e segurança dos fármacos, em função das leis que regulamentam o desenvolvimento, produção e comercialização dos medicamentos.

A fim de entender e utilizar um recente composto de modo inteligente é preciso avaliar os mecanismos de ação da classe de fármacos à qual pertence o agente terapêutico. A farmacologia é uma disciplina científica viva, com princípios próprios, cuja importância vai além de fornecer a base para o uso de fármacos em terapêutica.

Objetivando a cura e controle de moléstias ou o alívio dos sintomas a farmacologia é ricamente utilizada. Um dos métodos utilizados pela farmacologia são as vacinas e exames, as espécies vegetais também possuem compostos químicos, sendo que muitos são utilizados como ativos de medicamentos. Assim, devido ao crescente número de novos fármacos e registros do mau uso destes, é imprescindível o estudo e a atualização constante dos profissionais que trabalham na área da saúde.

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados