Fratura do osso peniano em cães

A fratura do osso peniano ocorre com pouca frequência na clínica de cirurgia de pequenos animais. É normalmente associada aos traumas abdominais contusos, como os causados por atropelamentos ou traumatismos perfurantes e deve ser sempre investigada em histórico de trauma na região abdominal ou diante de achados clínicos, como disúria, hematúria ou mesmo anúria.

Geralmente os sinais vêm acompanhados do aumento do volume na região do prepúcio em consequência do acúmulo de líquido e do edema formado pelo trauma e irritação da urina despejada no local.

É possível verificar o problema com a palpação do local. A complicação mais comum nestes casos é a ruptura da uretra peniana e a liberação da urina no interior dos tecidos adjacentes, que aumenta o desconforto local após o contato da urina com a musculatura da parede abdominal ventral.

O tratamento dependerá do grau observado, podendo ocorrer a uretrostomia escrotal sem a amputação do pênis, objetivando criar uma via alternativa para o escoamento da urina e a estabilização do fluxo urinário.

 

Conheça os cursos de pequenos animais!!!

Patrícia – Equipe CPT Cursos Presenciais UNIUBE, FAZU e ABCZ

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados