Gado Zebu: Conheça as raças mais populares do rebanho brasileiro

  •   
  •   
  • 1.2K
  •  
  •  
  •  
  •  

O gado zebu é um bovino da subespécie Bos taurus indicus, ele é comumente apelidado por sua característica marcante, que garante sua identificação como boi de corcova, que também chamada giba ou cupim aqui no Brasil. Além disso, a conformação, temperamento e constituição são algumas das principais atributos que o distingue os zebuínos.

Embora, sendo originário da Índia, ele teve uma grande adaptação ao clima de diversas regiões do Brasil, tem sido largamente utilizado em cruzamentos e ganhado cada vez mais espaço dentro do rebanho brasileiro promovendo sua consolidação. Ainda mais, o gado zebu é um dos maiores produtores de carne, gerando lucro ao pecuarista.  

Mas, são diversas raças do gado zebu e cada uma possui uma característica em destaque, listamos as principais, confira:

Características gerais do gado zebu

Além da famosa corcova, como já falamos alguns traços diferenciam o gado de zebu dos demais. Dentre eles, podemos destacar:

  • Pele mais fina, se comparado ao do bovino europeu
  • Pigmentação de cor escura ou preta
  • Maior resistência ao calor

A coloração do gado europeu apresenta coloração com o tom de sua pele, enquanto o gado zebu quase sempre pode apresentar a pelagem de qualquer cor.

Gado Indiano

O gado indiano, conhecido pela sua habilidade de viver nos trópicos, se adaptou de tal forma no Brasil que em pouco tempo ocupou grandes extensões de campos nativos, melhorando consideravelmente a pecuária de corte nacional. Mas, apesar de sua rusticidade, ainda tem um menor rendimento de carne e é inferior quanto a precocidade, se comparado às raças europeias. Dessa forma, foi preciso realizar o melhoramento genético desta raça.

Gado Nelore

É sem dúvida, a raça bovina mais conhecida entre os brasileiros. Ele provou ser o melhor gado para o nosso país devido a sua adaptabilidade ao clima tropical, além de ser essencialmente uma excelente raça produtora de carne, ter maior resistência a doenças e facilidade para no ganho de peso,

A raça ainda tem a seu favor uma boa conformação, cabeça pequena e leve, ossatura fina e leve, e alcança bom desenvolvimento.

Como todo o zebu, tem especial habilidade para o aproveitamento das forragens, mesmo grosseiras e é um gado muito vivo, ligeiro e manso, desde que convenientemente cuidado.

Gado Gir

O gado Gir constituiu durante várias décadas o grupamento étnico mais numeroso e mais valorizado. Das raças indianas, a Gir é a que apresenta os menores pesos ao nascer, e é também muito utilizada em cruzamentos com a raça Holandesa preta e branca e com a Holandesa vermelho e branca, que dão origem a uma nova raça chamada Girolanda. Ainda, possui uma linhagem para a produção de leite, denominada de Gir Leiteiro.

Ele é considerado extremamente dócil, com aptidões para o leite e carne, o Gir se caracteriza ainda por apresentar perfil convexo e ultra convexo, testa proeminente, com chifres laterais frequentemente retorcidos, o barbela desenvolvida e com pelagens das mais variadas, podendo apresentar pelos brancos, vermelhos, amarelos e pretos em combinações muito variadas.

Gado Brahman

O cruzamento das raças Nelore, Guzerá, Gir, Valley e Sindi resultaram no gado Brahman. Esse é um gado exclusivamente dedicado à produção de carne, apropriado para cruzamentos com as raças europeias.

Os bezerros são pequenos no nascimento, pesando de 30 a 40 quilos. As cores predominantes no Brahman têm tonalidades cinza claro, vermelho e preto.

Gado Angus

Angus é uma raça de bovinos, destinada à produção de carne de qualidade superior. Tem as suas origens no Nordeste da Escócia, onde o seu aperfeiçoamento começou há cerca de 200 anos. Sendo encontrado nas variedades Aberdeen Angus e Red Angus.

A raça é especializada em produzir grande massa muscular, com pequena capa de gordura. Associando, sua qualidade rústica e adaptabilidade a uma variedade climática do frio ao subtropical.

Gado Curraleiro

A raça curraleiro teve a sua origem em raças provenientes da Península Ibérica. Foi trazidas pelos portugueses durante o período da colonização e, com o passar dos anos, se desenvolveu em regiões de clima semiárido.

O Curraleiro produz pouco leite e pouca carne. Por isso, mesmo ele é conhecido como o “pé duro brasileiro”.

Melhoramento genético do Gado Zebu

O cruzamento entre gados de raças diferentes, onde o touro é geralmente de raça pura e busca aumentar a eficiência na produção de carne é efetivo.

A razão principal para fazer o cruzamento orientado entre raças é aumentar a lucratividade. Isto é, através do aumento da produtividade (eficiência de produção). Por falar em eficiência reprodutiva, você quer saber como alcançá-la? Dê uma olhadinha nessa palestra on-line:

Nenhuma raça é perfeita, cada uma tem seus pontos fortes e fracos. Então, o animal produto do cruzamento deverá combinar dois pontos. O elevado potencial de produção da raça de clima temperado com a adaptação da raça tropical.

Para você que quer ser especialista no assunto, confira:

Cursos na área de Reprodução Bovina

  • 1.2K
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •   
  •  
Bovinos

Atualizado em: 15 de fevereiro de 2019

Artigos Relacionados