Criação de Bezerros: o que é preciso saber para começar?

  •   
  •   
  • 1.4K
  •  
  •  
  •  
  •  

O Brasil se destaca na pecuária a nível internacional graças ao tamanho do seu rebanho, segundo maior no ranking mundial. Isso faz com que seja um dos principais exportadores de carne do mundo, movimentando bilhões de reais na economia. Por essa razão, proprietários que desejam ter sucesso, precisam aprimorar todas etapas do ciclo de vida dos animais, incluindo a criação de bezerros de alta qualidade.

Para produzir gado de corte com qualidade e eficiência é fundamental o investimento no manejo reprodutivo e nutricional. Com isso, é certo que desde as técnicas de reprodução até o abate, diversos procedimentos são capazes de tornar a atividade ainda mais produtiva e rentável.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre a fase da criação de bezerros. Se você deseja saber sobre como melhorar a produção de bezerros e como fazer o manejo nutricional continue a leitura!

Tipos de criação de bezerros

Tipos de criação de bezerros

Antes de entender como funciona o manejo adequado para a criação de bezerros, é fundamental entender que a criação de gado de corte possui três fases. São elas a cria, a recria e a engorda. A seguir, conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

Cria

A cria é o período que começa com o planejamento reprodutivo e envolve desde o nascimento do bezerro até a desmama. Esse momento ocorre por volta dos 7 meses de idade e nele, o animal atinge um peso entre 6 e 7 arrobas.

Para trabalhar com a fase da cria, uma fazenda precisa ser composta por matrizes (vacas reprodutoras). Essas vacas geram 1 filhote por ano e, por essa razão, intensificar o processo não é tão simples.

Além disso, as fazendas que fazem a cria precisam ter os touros reprodutores e fazer monitoramento constante da fertilidade dos animais. Ademais, é imprescindível que haja toda estrutura para receber o bezerro do parto até o desmame.

Recria

Já a recria corresponde ao período que vai da desmame até que os bezerros se tornem os chamados garrotes e novilhas. Nesta idade atingem o peso médio entre 10 e 12 arrobas. Os criadores podem produzir os próprios bezerros ou comprar os animais de alguma propriedade especializada em cria.

Ainda nesse período é preciso investir na suplementação protéica e energética visto que a fase da desmama ocorre no final do período de seca. Nesta época a pastagem está mais escassa e é justamente o momento que o bezerro precisa de mais nutrientes.

Engorda

Por fim, a fase da engorda, ou terminação, é a etapa final da ciclo pecuário. Neste momento, o animal atinge o peso ideal, em média 500 quilos, e o acabamento necessário para o abate. Isso ocorre graças ao acesso à alimentação específica para que produzam mais carne e de melhor qualidade. Vale lembrar que o tempo total para atingir essa etapa é de cerca de 24 meses.

Como aumentar o nascimento de bezerros

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre as etapas da criação de bezerros, vamos saber, sobre como aumentar a lucratividade da pecuária de corte investindo nos bezerros.

Como vimos anteriormente, não é possível aumentar a quantidade de bezerros que uma vaca gera por ano. Entretanto, é possível otimizar o processo para que essa matriz passe pelas fases do ciclo reprodutivo mais rápido. Essas fases são o ciclo estral, monta, gestação, cria e desmame.

Um dos fatores que contribuem para o aumento da produtividade é a nutrição. Afinal, quando adequada, melhora e eficiência reprodutiva dos animais. Paralelamente, algumas técnicas de manejo podem ser utilizadas para otimizar os resultados.

A principal delas é estabelecer um estação de monta curta para que o período da lactação, em que a demanda nutricional é maior, coincida com a estação de maior oferta de alimentos. Isso porque, a duração da gestação é de 9 meses e meio. Normalmente, a monta ocorre na estação chuvosa e os nascimentos na época de seca, período em que a ocorrência de doenças e parasitas é bem menor.

Com isso, todas as demais etapas da produção podem ser definidas na época mais adequada, tais como vacinação, vermifugação, castração, descorna, desmate e etc.

Cuidados com bezerros recém- nascidos

Depois de saber qual o melhor caminho para aumentar a eficiência reprodutiva do rebanho, o próximo passo é compreender e colocar em prática os principais cuidados com os bezerros recém-nascidos. Por sorte, é o tema deste tópico, vamos lá?

A primeira medida que deve ser tomada é destinar um espaço para o pasto-maternidade. A finalidade desse espaço é é proporcionar mais assistência às fêmeas e aos bezerros. Assim, depois do nascimento, os animais estarão longe do estresse, o que possibilita que a assistência às fêmeas na hora do parto e cura do umbigo seja melhor.

Além disso, são cuidados essenciais:

– Verificar se o bezerro possui alguma dificuldade para mamar

– Se certificar de que o filhote consegue mamar o colostro, fundamental para criação de defesas do organismo e prevenção de doenças

– Descartar vacas de tetas muito grandes ou com baixa de produção de leite, que possam prejudicar a mamada

– Manter os bezerros no pasto maternidade na primeira semana

– Evitar a movimentação do filhote junto com animais adultos, principalmente em porteiras e bretes

– Observar a ocorrência de problemas como a diarreia e tratar imediatamente.

Como aumentar a eficiência na reprodução bovina

Nutrição os bezerros

A nutrição dos bezerros destinados ao corte, que deve ser realizada com bastante planejamento, também passa por algumas etapas. Confira abaixo algumas dicas para as todas essas fases

Aleitamento

A fase do aleitamento é crucial para o bom desenvolvimento do recém-nascido. Além disso, quando o filhote mama o colostro (primeiro leite produzido pela vaca) as chances de contrair alguma doença são bem menores. Consequentemente aumenta as suas chances de sobrevivência e diminui os custos com tratamentos.

Neste momento não há necessidade de fazer a suplementação, apesar deles obterem benefícios dos minerais oferecidos às mães.

Após os primeiros dias, o bezerro passa também a se alimentar de pastagens. Para que haja o ganho de peso adequado, as espécies precisam ser de alta qualidade. Ou seja, com um bom teor de fibras e proteínas e que possibilitem uma digestão adequada.

Desmama

Quando a estação de monta é mais curta, o nascimento dos bezerros ocorre no período entre julho a setembro. Já a fase do desmame ocorre por volta de 6 a 7 meses de idade, ou seja, nos meses de março a abril. Por ser uma época em que as condições das pastagens não está ideal, pode ser recomendado o uso de suplementação ou de pastos diferenciados. Esses pastos oferecem todos nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.

Apesar disso, é comum que, para otimizar o ciclo reprodutivo da vaca, o desmame ocorra por volta dos 90 dias de idade. Nesses casos, uma boa solução é utilizar rações compostas por grãos, fibras e minerais.

Já em relação às pastagens, deve-se priorizar as espécies capazes de conservar como feno e evitar pastos de braquiária ou ainda aquelas que sejam exclusivas de capim.

Outra alternativa é apostar em sistemas de creep-grazing e creep-feeding. Saiba as diferenças entre eles a seguir.

Creep-grazing

O creep-grazing é uma maneira de oferecer pastagem forrageira para os bezerros que ainda estão em aleitamento. O sistema consiste em separar uma área em que só os bezerros tenham acesso e introduzir pastos de alta qualidade.

Creep-feeding

Já o creep-feeding consiste em uma forma de suplementar a alimentação de bezerros cercando uma pequena a área dentro pasto. Nesta área em que só eles têm acesso são inseridos cochos com ração de alta qualidade concentrada.

Viu só? A criação de bezerros exige uma série de cuidados para que o rendimento e a produtividade do gado de corte seja eficiente e de alta qualidade.

Um desses cuidados é a nutrição adequada. Se você quer saber mais sobre esse assunto e ampliar seu leque de atuação profissional, fique de olho! A sugestão de leitura de hoje é nosso artigo sobre Criação de gado de corte: Fases da criação e dicas de planejamento desse setor

Este texto faz parte de uma série de 5 artigos sobre  produção e nutrição de gado de corte. Para não perder nenhuma novidade, fique ligado aqui no Blog!

Curso gado de corte BH

Fontes: Manejo intensivo gado de corte Embrapa,  Cartilha 500 perguntas gado de corte Embrapa e Portal Agropecuário


  • 1.4K
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •   
  •  

Artigos Relacionados