Importância da avaliação e tipificação de carcaças de bovinos

Em um mercado que se destaca pela competitividade, a qualidade dos produtos, é um diferencial frente ao negócio.  Os consumidores hoje em dia, não buscam somente preços estáveis e mais em conta, além disso, eles buscam qualidade em termos de sabor, maciez, suculência, cheiro, cor, textura, entre outros.

Assim, a qualidade da carcaça e da carne bovina e todos os produtos derivados é o diferencial do mercado, sendo a característica mais importante para quem quer se destacar. A avaliação de carcaças pode se tornar interessante se for encarada como uma avaliação que reflita a qualidade final da carne originada do processamento daquela carcaça específica.

As características e qualidades das carcaças e subsequentemente da carne delas originárias, hoje com toda a tecnologia e estudos sobre como melhor processar o produto, podem ser avaliadas e assim gerar informações que permitam direcionar a carcaça e a carne, originária para diferentes mercados e utilidades.

Todo o processo de avaliação, classificação e tipificação devem seguir as normas vigentes pela legislação, assim como, apresentar correlação com atributos de qualidade de carne exigidos pelos diferentes mercados consumidores.

Para o pecuarista, frigorífico, médico veterinário, zootecnista e todos os responsáveis envolvidos com a indústria frigorífica, conhecer sobre a legislação e todos os métodos que podem ser utilizados a fim de alcançar esse objetivo torna-se necessário para dar suporte à tomada de decisões e comercialização da carne.

Com o objetivo de dar suporte aos profissionais envolvidos com o mercado o CPT Cursos Presenciais trás novos conceitos e tecnologias que tem permitido definir com precisão o que é uma carcaça de qualidade.

No Curso de Avaliação e Tipificação de Carcaças de Bovinos os alunos poderão conhecer os principais critérios utilizados para avaliar, classificar e tipificar carcaças bovinas; saber os principais sistemas de avaliação e tipificação de carcaças adotados; aprender a avalica brasileira; acompanhar a rotina de uma planta frigorífica na avaliação, classificação e tipificação de carcaças; adquirir conhecimentos e experiências que permitam ter capacidade para atuar diretamente na classificação, avaliação e tipificação de carcaças.

Clique Aqui para mais informações!

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados