Importância da gestão de pessoas e mão de obra para a lucratividade da empresa

Os melhores resultados de produtividade são percebidos quando os funcionários estão satisfeitos com as condições do trabalho, assim se dedicam a fazer sempre o melhor buscando crescimento para si mesmo e consequentemente para a empresa.

 

No mundo do agronegócio muitos reclamam da falta de mão de obra, mas se esquecem que reclamar não é a saída. Os empregadores procuram funcionários de qualidade e para isso eles precisam possuir características como a capacidade de atrair, reter e motivar os profissionais que atuam em suas empresas. Assim, quando o líder tem a consciência que precisa se desenvolver em primeiro lugar e só depois desenvolver a equipe com o qual trabalha, alcança melhores resultados.

 

A gestão de recursos humanos pode ser entendida como a arte de secionar, formar, integrar e aperfeiçoar um grupo de pessoas que trabalharem como equipe. Para que a equipe obtenha sucesso em todos os processos, cada um deve saber o seu papel e se dedicar a fim de alcançar o objetivo proposto, trabalhando com toda a equipe. Os quatro passos da gestão de recursos humanos são: selecionar, formar, integrar e aperfeiçoar.

 

Em caso de trabalhadores novos, cabe ao gestor apresentar os valores, normas e padrões da empresa. Pois, investir em funcionários e em adequações de tarefas é um dos pontos que podem ajudar na resolução de possíveis problemas relacionados à mão de obra.

 

O contato direto do líder com os funcionários, possibilita maiores discussões sobre o desenvolvimento do trabalho, seus problemas e também soluções. O respeito e troca de ideias mutuas, ou seja, a cooperação ente o líder, funcionários e ambiente proporciona grandes ganhos a todos, e consequentemente maior lucratividade da empresa.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados