Medicina Veterinária e a profissão de Médico Veterinário

 

A profissão de médico veterinário é ampla e além da prática clínica aos animais, o veterinário trabalha com produção animal, saúde pública, melhoramento genético, bem-estar animal, inspeção sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e de seus derivados, gerenciando e avaliando programas em saúde.

As principais áreas de atuação desse profissional são: clínica de animais domésticos; clínica de grandes animais em fazendas e propriedades rurais; clínica de animais silvestres; controle do beneficiamento de produtos de origem animal em agroindústrias; defesa sanitária; saúde pública; desenvolvimento e produção de medicamentos e produtos biológicos de uso veterinário; desenvolvimento de biotecnologia; melhoramento genético.

Durante a formação os estudantes fazem estágios em empresas de produtos veterinários, fábricas de ração, fazendas, clínicas particulares, centrais de inseminação, matadouros e laticínios, zoológicos, faculdades de veterinária, indústrias, segurança de alimento e outros.

A profissão é regulamentada pela Lei nº 5.517, de 23 de outubro de 1968. E em busca do sucesso é necessário conhecer bem a profissão antes de entrar na faculdade para não frustrar as expectativas. 

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados