Medidas preventivas podem evitar a leishmaniose

Transmitida pela picada do mosquito Palha ou Birigui, a leishmaniose é uma doença que ataca cães, e podem ser transmitidas aos seres humanos que estão com imunidade baixa.

 

O mosquito coloca os ovos em área rica em matéria orgânica, assim para evitar que o mosquito se prolifere é preciso manter o jardim, galinheiro, entre outros lugares limpo. Outro passo importante é recolher as fezes dos animais, e retirar folhas e frutos que caem no chão, plantar citronela ou outras plantas repelentes também pode ajudar.

 

O uso do óleo da citronela diluído em água pode ser aplicado em cães e em seres humanos com repelente do mosquito, outra forma de uso é em tochas, velas, pingando sobre as lâmpadas, o cheiro da citronela espanta os mosquitos. Outro óleo que pode ser utilizado é o óleo de Neem conhecido também por ser repelente de pulgas e carrapatos. Oferecer aos cães um pedaço de alho todos os dias deixa o pelo indesejável aos mosquitos.

 

O produto deve ser aplicado não só nos animais, mas nos canis, nas casinhas dos cachorros, nas portas e janelas das residências. Não deixar os animais na rua durante os horários de maior agrupamento de mosquitos também é importante.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados