Pivô Central: Conheça as vantagens de seu uso na Irrigação

  •   
  •   
  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  

Pivô Central de irrigação é um sistema que irriga o solo por meio de um pivô. Certamente, se utilizado da maneira correta, a irrigação por esse método proporciona excelentes vantagens e resultados.

Se você está pensando no que fazer para alcançar melhores resultados em sua safra e minimizar as surpresas negativas do clima, a irrigação pode ser a sua solução. Aliás, com ela a lavoura fica protegida contra as secas, aumenta seu desenvolvimento e também sua lucratividade.

Existem diversos tipos de sistema de irrigação disponíveis hoje no mercado, porém o uso do pivô central é o mais valorizado, principalmente na irrigação de plantações de soja, milho, feijão, entre outras culturas.

No pivô central, uma área circular é projetada para receber uma estrutura suspensa que em seu centro recebe uma tubulação e por meio de um raio que gira em toda área circular, a água é aspergida por cima da plantação.

 

Principais vantagens do Pivô Central

Por permitir a aplicação de maneira precisa de água e fertilizante nas culturas, há uma grande aceitação entre os produtores rurais do pivô. Então, entre as principais vantagens dessa técnica, podemos destacar:

– Eficiência e facilidade na aplicação de fertilizantes na aplicação

– Fácil adaptação em qualquer fazenda

– Irrigar longas distâncias

– Baixo custo com mão de obra

– Simplicidade na operação

– Economia de água e energia

Entretanto, para o manejo adequado do pivô central, é necessário que você, produtor, tenha um bom conhecimento sobre a técnica. Assim, evitará custos inadequados e aumentará sua lucratividade.

 

Conheça os 3 Tipos de Pivôs

Pivô central fixo: A torre central fica fixa sobre uma base de concreto que fica localizada no centro da área a ser irrigada. Sua principal vantagem é a baixa necessidade de mão de obra para operação do equipamento

Pivô central rebocável: Utilizado para irrigar várias áreas em círculos, nesse sistema, a torre é montada sobre 2 ou 4 rodas articuladas. Portanto, permite a estabilidade para o reboque do equipamento em terrenos irregulares. Sua principal vantagem é a instalação simples e rápida.

Sistema linear (ou Pivô lateral): É específico para áreas retangulares e com pequenos desníveis. Pois, se desloca em linha reta, permitindo o bom aproveitamento da área. Além de percorrer grandes distâncias, permite a aplicação de água e fertilizantes de maneira precisa.

 

Manejo correto dos sistemas de irrigação

Quando o manejo dos sistemas de irrigação não é realizado de forma correta, existem sim desperdícios de água, energia elétrica, dinheiro e produtividade. E aposto que você não quer isso, não é mesmo?

Para evitar que esses e outros prejuízos ocorram é primordial não deixar de lado o gerenciamento dos projetos dos sistema de irrigação e o manejo correto deles. Semelhantemente, é imprescindível investir em capacitação para se ter sucesso e destacar-se no mercado. Na irrigação atual, não há espaços para improvisos!

 

Qual sistema de irrigação ideal?

Depois de ler tudo isso, você já descobriu qual sistema ideal para sua cultura? Essa escolha deve ser cautelosa porque deve levar em conta o tipo do solo, relevo, disponibilidade de água, clima de sua região e o tipo de plantio. Primeiramente, antes da escolha do melhor tipo de irrigação para sua fazenda, o ideal é consultar um profissional especialista no assunto, que irá te orientar para tomada desta importante decisão.

 

Quer saber mais sobre outras formas de irrigação? Tipos de irrigação: conheça as 4 principais técnicas mais utilizadas

Para você que sente que precisa de uma ajudinha extra na ampliação dos conhecimentos sobre o assunto, confira esses cursos, que com certeza farão que você tenha uma uma visão completa na área de irrigação:

Curso de Projetos de Sistemas de Irrigação

Curso de Manejo de Sistemas de Irrigação

Fontes: Central Irrigação, Produtividade Irrigação e AgroSmart

Ainda ficou com dúvidas sobre qual projeto de irrigação atende melhor às suas necessidades? Veja esse material GRATUITO!

  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •   
  •  

Artigos Relacionados