O que são Distúrbios de oclusão dentária em equinos

Distúrbios de oclusão dentária em equinos

O cuidado com a saúde bucal dos cavalos é um dos pilares fundamentais quando o assunto é a equinocultura. Não são raros os casos de problemas relacionados à oclusão dentária em equinos, prejudicando a qualidade de vida e, principalmente, a nutrição destes animais. 

Apesar de nenhum dente ser anatomicamente “plano” nos arcos dentários dos equinos, o encaixe da mandíbula deve ser respeitado e em nenhuma hipótese deve ser alterado. Quando há alguma alteração é possível que haja também algum distúrbio, por isso é preciso que o médico veterinário esteja sempre atento aos sintomas e tratamentos.

Saiba mais sobre o tema ao longo deste artigo!

O que é oclusão dentária em equinos

Os equinos são considerados anisiognatas, o que significa que possuem ossos da face desiguais e a mandíbula mais estreita do que maxila. Os ossos da maxila que fixam os dentes são 23% mais largos que os da maxila. Já os inferiores são 30% mais estreitos que os superiores.

Mesmo com os dentes molares e pré-molares com áreas oclusais desiguais, suas coroas estão posicionadas de tal maneira que suas superfícies de contato (cúspides oclusais) se inter-relacionam precisamente.

Quando isso não acontece, ocorre a oclusão dentária, ou seja, o contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca. As irregularidades da superfície de oclusão dentária causam restrições dos movimentos mandibulares em equinos durante a mastigação, além de contribuir para a queda do desempenho durante o exercício, devido a dor oral. 

Principais distúrbios dentários nos cavalos

Problemas dentários estão entre os que mais levam o proprietário a procurar o serviço veterinário. Principalmente em casos de cavalos atletas, já que o desempenho esportivo cai consideravelmente devido a má digestão e às cólicas. 

Dentre os distúrbios que mais atingem os equinos, o bragnatismo é bastante comum. A enfermidade, de caráter congênita, causa a diminuição da mandíbula, culminando com a projeção à frente dos incisivos maxilares. O bragnatismo não causa grandes mudanças na face e nem dificuldades na alimentação, por isso seu diagnóstico pode ser difícil de ser realizado. 

Para descobrir o quanto antes, é importante que a cavidade bucal seja avaliada por um especialista frequentemente, principalmente os recém-nascidos. O veterinário pode ainda contar com exames radiográficos para a confirmação do caso.

Outro problema gerado pela oclusão dentária que pode ser encontrado nos equinos é o prognatismo. Ao contrário da enfermidade anterior, aqui a mandíbula é maior do que a pré-maxila, resultando nos mesmos problemas de projeção dos dentes.

Além disso, alguns problemas que podem afligir a saúde bucal dos cavalos são: cauda de andorinha, dente de lobo, diastema, excesso de ponta de esmalte, maloclusão, desordens de erupção, ganchos, cárie e fraturas dentárias.

Como lidar com casos de oclusão dentária

O tratamento para distúrbios causados pela oclusão dentária em equinos deve ser realizado por um médico veterinário profissional e especializado. Somente ele saberá se há indicação cirúrgica ou se devem ser feitos métodos paliativos. Além disso, é indispensável saber que os animais com estes problemas congênitos não devem ser designados para procriação, já que os descendentes poderão ter o mesmo problema.

Quer saber mais sobre a área de mais procura dentro da medicina veterinária equina? Aprenda de forma prática e objetiva desde examinar e diagnosticar doenças dentárias até as melhores maneiras de tratá-la com o Curso Odontologia Equina. Clique aqui e amplie seu conhecimento!

Fontes: Cursos CPT 1, Cursos CPT 2, Escola do Cavalo 1, Escola do Cavalo 2, NETO. Álvaro de Oliveira Paiva.

Artigos Relacionados