Os benefícios de se ter um cão pastor bem treinado

Os cães  possuem várias funções e cada vez mais assumem um lugar de importância  na vida do homem. Eles podem ser companheiros, guardiões de propriedades ou ser utilizados para atividade de pastoreio de rebanhos. O cão utilizado para pastorear animais é conhecido como cão pastor. Ele é treinado e educado para desempenhar esta atividade, podendo ser ovelheiro, que pastoreia as ovelhas, ou boieiro, aquele que pastoreia bois e vacas.

O cão pastor colabora no manejo dos animais, tanto na pastagem como no curral de manejo, além de aumentar a eficiência do trabalho e diminuir significativamente o custo de produção nas propriedades pastoris.

Muitas raças foram desenvolvidas para atuar no trabalho com o rebanho, como o Collie, o Pastor de Sheatland, o Old English Sheepdog e o Pastor Alemão. Atualmente se destacam como excelentes cães de trabalho, o Border Collie (BC) que é um cão com capacidade de trabalho comprovada, tanto no trabalho com ovelhas quanto com bois. E o Australian Cattle Dog (ACD), que é chamado também de Blue Heeler ou Red Heeler, de acordo com a variedade, e que é especialista no trabalho com rebanhos bovinos.

A eficiência destes cães é diretamente proporcional à conservação do instinto de pastoreio de seus antepassados, os lobos, que na caça apartavam os membros mais fracos dos grupos de herbívoros e depois os caçavam e comiam.

            Compreender a forma como os cães e os lobos caçavam, permitiu ao homem poder iniciar a seleção dos cães que melhor se adaptavam a este estilo e, a partir deles, produzir raças ‘modernas’ com o objetivo de que trabalhem arrebanhando, conduzindo e, principalmente, não agredindo os rebanhos, já que a comida é fornecida pelo homem.

No caso das raças pastoras, as criações buscam produzir filhotes saudáveis com extremo potencial de trabalho e a seleção dos reprodutores é feita basicamente levando em conta o histórico familiar de aptidão ao trabalho de pastoreio.

Cada raça tem um estilo de pastoreio. No caso do Border, os exemplares têm como principal característica de trabalho o trazer, ou seja, ele dá a volta e coloca naturalmente, o rebanho entre o cão e o condutor.

Já no caso do Blue Heeler, a principal característica é de atuar como empurrador, ou seja, ele se coloca naturalmente voltado para o rebanho e de costas para o condutor.

O adestramento consiste em colocar comando nos movimentos naturais destes cães para que, sob a ordem do condutor o cão leve o rebanho ao lugar desejado, não importando se empurrando ou trazendo.

Os cães devem ser ensinados a executar os movimentos básicos: cercar o rebanho no sentido horário e anti-horário, deitar, parar, andar, morder. Para que o cão execute corretamente cada um desses comandos é necessário um intenso treinamento não apenas do cão, mas também, de seu condutor, já que é fundamental que ambos saibam exatamente o seu papel durante a jornada de trabalho.

É importante ressaltar, no entanto, que estes cães não nascem ensinados. É preciso tempo e qualidade em seu treinamento.

O cão de pastoreio é um investimento bom e barato, podendo ser considerado um funcionário que não falta ao serviço, não tem férias, não tem encargos sociais, não reclama e ainda ama o patrão.

Silvana – Equipe CPT Cursos Presenciais Dog Times

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados